Pular para o conteúdo principal

Windows Server 2019 (Parte 5 – Instalação e configuração do servidor WSUS)

O WSUS (Windows Server Update Services) permite criar o seu próprio ambiente de atualizações na rede local, como se fosse um Windows Update particular no qual é você que escolhe quais atualizações serão instaladas dos PCs clientes.


Instalação

Como sempre tudo começa no Assistente de Adição de Funções e Recursos, no qual deve ser selecionado o item Windows Server Update Services:


Clique em Adicionar Recursos:


Para continuar clique em Próximo:


Idem nesta tela:


Aqui é definido onde será armazenado o banco de dados do WSUS. Se o próprio servidor ou outro na rede local tiver o SQL Server instalado o mesmo pode ser utilizado. Aqui usarei o WID (Windows Internal Database), que funciona muito bem neste caso.


Aqui você deve definir uma pasta para o armazenamento das atualizações. Ao contrário do que a mensagem indica, a unidade ou partição também pode estar formatada em ReFS.


Agora é só clicar em Instalar e aguardar o término:


Configuração

Após a instalação, abra o Gerenciador do Servidor, selecione o item WSUS e clique com o botão direito no nome do servidor na lista. No menu clique em Windows Server Update Services.


Nas duas telas seguintes clique em Avançar:



Aqui você define de onde o servidor obterá as atualizações. Pode ser diretamente do Microsoft Update ou mesmo de algum outro servidor com o WSUS na rede local.


Se o servidor usar um proxy para se conectar à Internet, entre com a configuração:


Clique em Iniciar Conexão para fazer uma conexão inicial com o MS Update:


Após a conexão escolha o(s) idioma(s) das atualizações que serão baixadas:


Selecione para quais versões do Windows e de outros produtos Microsoft (como o Office) as atualizações serão obtidas. O interessante é que versões anteriores do Windows são suportadas, não apenas o 10.


Escolha agora a categoria das atualizações. Recomendo que ao menos as atualizações críticas e de segurança sejam selecionadas.


Aqui é selecionado como serão feitas as sincronizações:


Podemos fazer a sincronização inicial:


Agora é só clicar em Concluir que o servidor iniciará a primeira sincronização com o MS Update, o que pode levar um bom tempo dependendo do número de produtos escolhidos.


Na próxima parte mostrarei como operacionalizar o servidor WSUS. Até!

Comentários