Pular para o conteúdo principal

A culpa provavelmente é da Asus

Recentemente tive que abrir mão da ostentação dos 64 GB de RAM por problemas de funcionamento dos módulos de memória com a minha placa-mãe, uma Asus TUF X570. Pois é, tudo indica que a culpa é da fabricante.


Na supracitada postagem eu exprimia a dúvida de quem seria a culpa pelo ocorrido, se da AMD e/ou da Asus, e coloquei dois dos módulos do kit em outro PC, o Super Cobaia, que também conta com uma placa-mãe da Asus AM4, a Prime X470-Pro.

Pois bem, foi só colocar os dois benditos módulos G.Skill Trident Z DDR4-3200 que o PC passou a apresentar problemas, principalmente nos cold boots onde o mesmo frequentemente dá tela preta. Mesmo fazer um clear CMOS, onde a frequência da memória volta aos 2133 MHz, resolve o problema.

Comecei a suspeitar por problema em um dos módulos ou mesmo em ambos, e assim resolvi testar em outra placa-mãe AM4, no caso a MSI B450M PRO-VHD Plus do TuxBox. E não é que funcionou redondinho, sem quaisquer problemas inclusive nos cold boots?

Realmente a culpa muito provavelmente é da Asus, uma vez que tive problemas com duas placas-mãe diferentes da mesma. E como o meu dinheiro não dá em árvore para comprar hardware inflacionado, farei uma adequação geral nos meus projetos promovendo a MSI como a placa-mãe oficial do Super Cobaia.

A MSI detonando com o R7 2700X e os módulos Trident Z com total estabilidade

Isto acarretará mudanças em uma porrada de projetos, num verdadeiro efeito dominó. Aos poucos vou mostrando as novidades.

Comentários