A culpa provavelmente é da Asus

Recentemente tive que abrir mão da ostentação dos 64 GB de RAM por problemas de funcionamento dos módulos de memória com a minha placa-mãe, uma Asus TUF X570. Pois é, tudo indica que a culpa é da fabricante.


Na supracitada postagem eu exprimia a dúvida de quem seria a culpa pelo ocorrido, se da AMD e/ou da Asus, e coloquei dois dos módulos do kit em outro PC, o Super Cobaia, que também conta com uma placa-mãe da Asus AM4, a Prime X470-Pro.

Pois bem, foi só colocar os dois benditos módulos G.Skill Trident Z DDR4-3200 que o PC passou a apresentar problemas, principalmente nos cold boots onde o mesmo frequentemente dá tela preta. Mesmo fazer um clear CMOS, onde a frequência da memória volta aos 2133 MHz, resolve o problema.

Comecei a suspeitar por problema em um dos módulos ou mesmo em ambos, e assim resolvi testar em outra placa-mãe AM4, no caso a MSI B450M PRO-VHD Plus do TuxBox. E não é que funcionou redondinho, sem quaisquer problemas inclusive nos cold boots?

Realmente a culpa muito provavelmente é da Asus, uma vez que tive problemas com duas placas-mãe diferentes da mesma. E como o meu dinheiro não dá em árvore para comprar hardware inflacionado, farei uma adequação geral nos meus projetos promovendo a MSI como a placa-mãe oficial do Super Cobaia.

A MSI detonando com o R7 2700X e os módulos Trident Z com total estabilidade

Isto acarretará mudanças em uma porrada de projetos, num verdadeiro efeito dominó. Aos poucos vou mostrando as novidades.

Comentários

Mais lidas da semana

Salvando uma placa 286

Avaliando o ReFS

Ficou feio