Pular para o conteúdo principal

Windows Server 2019 (Parte 1 – Instalando suporte ao Wi-Fi)

O Windows Server funciona com o conceito de adicionar e remover recursos do sistema, o que permite ao administrador deixar ativados apenas os serviços que forem usados. Para exemplificar este conceito mostrarei como ativar o suporte a redes sem fio.


Após o hardware do Athlon Server ter sido dissecado nos mínimos detalhes, chegou a hora de mostrar as funções de servidor que esta configuração irá realizar em uma nova série de postagens. 👍

Uma vez que instalação do Windows Server 2019 é idêntica à do Windows 10, não a abordarei aqui pois não há maiores segredos. Com o sistema instalado e propriamente atualizado, podemos passar à instalação dos recursos que o servidor terá. Tudo começa no console Gerenciador do Servidor:


Clicando na opção Adicionar funções e recursos abre-se um assistente:


Em 99% dos casos deverá ser selecionada a primeira opção:


Selecione o servidor na lista, caso haja mais do que um:


Uma vez que o suporte a redes sem fio é classificado pelo sistema como um recurso, vamos para a opção correspondente. Selecione Serviço LAN sem fio e clique em Próximo:


Confirme a instalação e aguarde o fim do procedimento:



Por fim, deixo uma última dica: o serviço que controla o acesso às redes sem fio não é inicializado automaticamente. Para acertar isto abra o console de gerenciamento de serviços (o famoso services.msc), localize o serviço Configuração Automática de WLAN e altere o tipo de inicialização para automático.


Até a próxima parte!

Comentários

  1. maravilha muito obrigado, 100% resolvido!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Show Maravilha informação muito importante

    ResponderExcluir
  3. Tentei instalar hoje e falha. Código de erro: 0x800f0831. Tem ideia de qual seja o problema. Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário