Pular para o conteúdo principal

Será que vai?

A Asus está testando um firmware beta com o Android 10 para o Zenfone 5. Entretanto, é melhor esperar um pouco antes de comemorar.


Desde o final do ano passado eu estou usando um Zenfone 5 e estou gostando, é um aparelho bastante honesto para o que custa. Originalmente ele veio com o Android 8.1 e foi atualizado para o 9.

Pois bem, a Asus está testando um firmware beta (sem a interface ZenUI) com o Android 10 para o aparelho. Como encontra-se em testes, ele não será oferecido diretamente Over The Air: é necessário baixar a imagem na página de suporte da Asus e colocá-la na pasta raiz do Zenfone 5 (na memória interna). O aparelho detectará a imagem e reiniciará para concluir a atualização – vale lembrar que é preciso estar com o último firmware oficial da Asus instalado (versão 16.0615.2002.120) para o processo funcionar.

Mas antes de sair correndo para atualizar, tenha em mente que ainda é um beta e que poderá haver bugs, que os dados do telefone serão apagados, que a imagem está sem a ZenUI (caso você goste da interface) e não haverá atualizações de segurança oficiais. Enfim, é algo mais voltado para desenvolvedores e testadores.

Se por um lado é satisfatório saber que o veterano Zenfone 5 de 2018 não foi abandonado, o histórico recente da Asus não nos deixa comemorar antes da hora: a empresa chegou a lançar um firmware beta com o Android 9 para o Zenfone 4, mas desistiu de lançar a atualização aos 45 do segundo tempo, frustrando os proprietários do aparelho que continuou com o Android 8.1.

Em tempo, se você atualizou para o beta do Android 10 e se arrependeu, é possível voltar ao 9 seguindo estas orientações da Asus.

Comentários