Pular para o conteúdo principal

Dicas Linux #4 – Compartilhando a conexão à Internet

Não raramente torna-se necessário compartilhar uma única conexão à Internet para mais de um PC. No Ubuntu isto pode ser feito de uma forma simples e rápida!


Primeiramente, vale destacar que fiz o procedimento no Ubuntu 19.10 e não tenho como afirmar se o mesmo funcionará em todas as distribuições, embora seja muito provável que funcione quando o gerenciador de janelas for o Gnome 3. Aqui demonstrei como se faz para compartilhar uma conexão Wi-Fi, para compartilhar uma cabeada o procedimento é idêntico. Mas vamos ao que interessa!

Primeiramente, abra o terminal e rode o seguinte comando (não precisa de root):

$ nm-connection-editor


Em seguida selecione a interface de rede que está conectada à rede local, a qual servirá os demais PCs, e clique no botão com a engrenagem:


Na janela exibida selecione a guia Configurações IPv4 e, na lista mostrada no campo Método, escolha o modo Compartilhado com outros computadores. Salve a alteração e feche o utilitário.


Agora é só configurar os demais PCs da rede para obter um IP automaticamente e correr para o abraço! 😃

Por fim, reitero que este é um método simples, rápido e funcional para resolver o problema em pequenas redes locais. O Linux oferece outras formas mais avançadas e robustas de compartilhar a conexão como o Squid, o qual pode implementar permissões de acesso, quotas e cache, que, porém, demanda uma maior curva de aprendizado para a sua configuração, sendo o mais indicado para grandes redes corporativas.

Comentários