Pular para o conteúdo principal

Intel sendo Intel: um novo soquete vem aí!

Confirmado: os novos processadores da série Core de décima geração (Comet Lake) usarão um novo soquete, o LGA 1200. Novamente a gigante azul deixa os seus consumidores na mão e torna o caminho de upgrade bem mais caro.


Juntamente com o novo soquete virão também toda uma gama de novos chipsets, como era de se imaginar: H410, B460, H470 e o topo de linha Z490. Desta forma, o LGA 1200 é o mais novo soquete a integrar o rol de plataformas da empresa – puxando de cabeça (se eu esqueci de algum me digam nos comentários), nos últimos dez anos a Intel lançou nada menos do que DEZ soquetes LGA voltados para desktops e workstations. Um por ano! 😱

Confiram:

  • 1366
  • 1156
  • 1155
  • 1150
  • 1151
  • 1151 V2
  • 1200
  • 2011
  • 2011 V2
  • 2066

Está certo que a AMD ficou um bom período chafurdando na lama da microarquitetura Bulldozer (que usa o soquete AM3/AM3+), mas desde então a empresa lançou apenas o AM4 e o TR4. E olha que mesmo donos de placas AM4 de entrada como as A320 podem usar os Ryzen 3000, apenas com algumas limitações oriundas dos circuitos VRM mais simples destas placas para uso com os processadores de 105 W.

Eu acho que a Intel deveria calçar as sandálias da humildade e valorizar mais o dinheiro daqueles que pagaram caro pelos seus produtos. Ela já está sentindo os reflexos no mercado de processadores para PCs, falta apenas os Epyc começarem também a ganhar terreno nos servidores.

Fonte: Leak.pt.

Comentários

  1. Não tem jeito Michael!
    Muita gente compra Intel porque não pesquisa, acha que é infinitamente superior, e acho que em primeiro lugar por “luxo“, assim como trocam de carro todo ano só para se mostrar.
    Lei da oferta e da procura.
    Isso dificilmente vai mudar porque as pessoas não mudam.
    Da mesma forma que as pessoas reclamam da destruição da natureza, culpam os governos, mas continuam fazendo coisas que contribuem para essa destruição.
    O ser humano ainda é muito ignorante e egoista.

    ResponderExcluir
  2. Apesar do crescimento da AMD no segmento desktop, a Intel continua agindo como se nada tivesse acontecido...
    Para nossa sorte a AMD está conseguindo demonstrar que se re-ergueu com muita força. A próxima cartada da empresa já esta no forno:

    https://www.clubedohardware.com.br/noticias/processadores/amd-apresenta-o-novo-processador-para-servidores-epyc-7h12-r51133/

    Tomara que consiga um sucesso expressivo perante a Intel.

    No mais, uma ótima quinta e restante de semana a todos.

    ResponderExcluir
  3. Deculpem-me, mas acho que estava meio revoltado no meu comentário! Kkk.
    A AMD está indo no caminho certo, respeitando o cliente, ao contrario da Intel com sua estratégia apelativa.
    A AMD vislumbra o futuro enquanto a Intel apenas pensa nos lucros imediatos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário