Pular para o conteúdo principal

Crie partições rapidamente com o Super Fdisk

Quem costuma usar com frequência o Fdisk clássico da Microsoft sabe que o mesmo pode levar horas para particionar discos rígidos de maiores capacidades. Conheçam o Super Fdisk, um pequeno software que permite criar partições rapidamente nos seus PCs antigos.


Obtendo o software

Como não consegui descobrir com total certeza se este software é um freeware ou não, decidi não arriscar a hospedar o mesmo em um disco virtual meu para evitar possíveis problemas (o Google é bastante rigoroso com pirataria). Desta forma, vou direcioná-los para esta página do Phil´s Computer Lab onde é possível baixar o mesmo. 😉

Instalando e configurando

A instalação do Super Fdisk é como a de qualquer outro software moderno para Windows:


Ao executar o software são apresentadas duas opções. Como praticamente nenhum PC atual conta mais com uma unidade de disquete, selecione a segunda opção:


Aqui o software sugere realizar a gravação da imagem ISO em uma mídia física. Como praticamente nenhum PC atual conta mais com uma unidade óptica, clique no link “Browse bootable.iso file”:


Será aberta uma janela do Windows Explorer na pasta de instalação do software, onde há uma imagem ISO:


O Windows 10 e o 8.X permitem montar imagens ISO nativamente. Se você tem o Windows 7 ou anteriores é possível usar utilitários como o Daemon Tools. O 7-Zip também é capaz de abrir arquivos ISO.

Estes são os arquivos que devem ser copiados para o PC antigo cujo disco rígido será particionado. Para copiar arquivos pequenos como estes eu costumo usar um pendrive em conjunto com um emulador de disquetes, mas também dá para copiar pela rede local caso o PC antigo esteja conectado.


Utilizando o software no PC antigo

O PC deverá estar no modo real (testei no MS-DOS 6.22 e no 7.X do Windows 9X). Caso a máquina tenha um mouse serial ou PS/2, execute o CTMOUSE.EXE para habilitar o mouse na interface do software - mouses USB não são suportados. Em seguida rode o SDISK.EXE para abrir o programa:


O Super Fdisk conta com uma interface gráfica, o que facilita as operações. O software pode criar partições primárias, estendidas e unidades lógicas.


Como é voltado para PCs mais antigos, o Super Fdisk permite criar apenas partições FAT e FAT32. Fique ligado quanto à compatibilidade com o sistema de arquivos FAT32: apenas a partir do Windows 95 OSR 2 há suporte. A versão original do 95, todas as versões do MS-DOS e do Windows NT não são compatíveis.


O software também possui outros recursos interessantes, porém a sua principal vantagem é a agilidade: enquanto que o Fdisk da Microsoft pode levar horas para particionar discos maiores, o Super Fdisk o faz de forma quase instantânea.


É isto aí! O Super Fdisk é um software bastante prático que pode facilitar muito a vida dos que estiveram se aventurando na montagem de um PC antigo. Até a próxima!

Comentários

  1. Boa dica!
    O que eu tenho feito é colocar o hd em um pc mais moderno e usar o gparted na partição linux, ou o live cd do gparted, que as vezes não funciona.
    Agora acho que fica mais facil!

    ResponderExcluir
  2. Nos tempos arcaicos, usava o Ranish. Alguém lembra? Haha!

    http://ranish.sourceforge.net/

    ResponderExcluir

Postar um comentário