Pular para o conteúdo principal

O Windows 7 será o novo XP?

O veterano sistema operacional, cujo final do suporte será oficialmente em janeiro do ano que vem, ainda é adorado por muitos, inclusive empresas. Para este público a Microsoft oferecerá planos de suporte estendido.


Assim como aconteceu com o Windows XP, empresas e governos que quiserem continuar com o Windows 7 (na versão Professional) poderão receber atualizações após o final do suporte, em planos que começam nos 50 trumps anuais por PC, valor que dobrará a cada ano – a Microsoft pretende manter esta extensão do suporte até janeiro de 2023. Empresas assinantes do serviço Windows E5 (versão Enterprise) terão o primeiro ano na faixa, conforme tabela divulgada pela Microsoft:


Realmente, apenas sistemas de missão crítica corporativos ou governamentais que ainda não foram portados para o Windows 10 (nem sempre isto é simples) justificariam o custo desta extensão de suporte. Para os demais mortais como nós, é hora de deixar o velho e bom Windows 7 sair de cena com dignidade e ocupar o seu merecido lugar na história da tecnologia. Em uma Web cada vez mais hostil, acho que nem preciso dizer dos riscos de utilizar um sistema operacional descontinuado.

Comentários

  1. Acredito que o Windows 7 repetira o efeito XP, porém em uma escala um pouco menor, tendo em vista que a Microsoft dificultou um pouco mais a vida de quem não atualizou o Windows até o momento. Isso me preocupa. Principalmente no cenário empresarial, onde muitas empresas ainda não se atualizaram nem para o Windows 7... Acredito que teremos uma nova série de The Walking Dead nos sistemas operacionais.

    Tenho um apreço maior pelo Windows 7 do que por outros sistemas por ter começado a utiliza-lo desde os primeiros betas liberados pela Microsoft, onde o papel de parede era o "peixinho azul". Bons tempos. Guardo ótimas lembranças do Windows 7. Mas chegou a hora de partir. Ubuntu e Windows 10 me aguardam. O curioso é que tenho preferido utilizar o Ubuntu, estando o Windows 10 relegado a tarefas que só podem ser realizadas no Windows.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os betas do 7 não cheguei a testar, mas instalei ele exatamente no mesmo dia do lançamento da versão final: eu estava de saco cheio do XP e o Vista era intragável na época. Atualmente estou com o 10, o May 2019 Update está muito bom.

      Excluir
  2. Eu fico chateado com com isso...
    Por um bom tempo não tenho condições de partir para o win 10, pois meu hardware já é considerado antigo, e caso eu compre o 10 agora, quando tiver uma grana pra um novo sistema, terei que comprar o 10 novamente, e o anterior indo pro lixo, sendo que realmente não tenho dinheiro pra jogar fora.
    Também fico chateado porque agora consegui deixar o sete funcionando redondinho.
    Acho que a unica saída vai ser usar o sete para o Steam e outros games, editor de fotografias, etc, e usar o linux para navegar na internet. Se der pau no sete, reinstalarei pelo backup.
    Quanto a usar o wine, realmente não gosto.
    (E aí um dia compro o win 10, deixo minha maquina redondinha novamente e chega o aviso do fim do suporte!!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, se for trocar a placa-mãe não compensa partir para o Windows 10 agora pois a ativação dele fica atrelada com a placa.

      Outra opção é instalar o 10 sem inserir a chave de ativação, a única desvantagem nesse caso é que ele fica exibindo a mensagem para ativar o Windows no canto da tela, mas o sistema não deixa de funcionar. Seria um quebra galho até você atualizar o hardware.

      É o que eu faço nos meus projetos, afinal de contas não tenho uma árvore de bolsonaros (e tampouco sou sócio da Microsoft) para comprar uma licença do Windows para cada novo PC que eu monto.

      Excluir
  3. Mas eu vou poder atualizar o 10 sem ativá-lo? Senão ficarei na mesma!
    -Lembrei do notebook da minha esposa, acho que até já comentei a respeito.
    Em 2007 ela comprou um Dell com win Vista, se não me engano o 1525 inspiron. Esse notebook até o ano passado eu usava quase que diariamente para internet, edição de imagens, instalei um monte de porcarias do baixaki, alguns games meio antigos, o hd estava com praticamente 95% de espaço ocupado, nunca foi reinstalado, já tirei até alguns malwares na unha pelo registro algumas vezes; ta se rastejando mas seu coração ainda bate!!!
    E aí eu sempre lembro da sua famosa frase Michael: computação é uma ciência esoterica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk verdade!

      Quanto ao Windows 10, o Windows Update funciona normalmente mesmo sem o sistema estar ativado.

      Excluir
  4. Obrigado pela dica!��

    ResponderExcluir

Postar um comentário