Pular para o conteúdo principal

O Windows 10 May 2019 Update vem aí

Nova grande atualização do Windows 10 está prevista para sair no final de maio. Veja aqui quais serão as principais novidades.


Tema claro

Além do tema branco padrão do sistema e do tema escuro introduzido com o October 2018 Update, o próximo Windows 10 também trará um tema na cor cinza claro. Gosto é gosto.

Menos aplicações pré-instaladas

Uma das coisas que mais me toma tempo em uma nova instalação do Windows 10 é remover as dezenas de apps que acompanham o sistema, que são inúteis para mim. No May 2019 Update o número de aplicações pré-instaladas será reduzido, bem como a quantidade de live tiles no menu Iniciar.


Sandbox segura

Este recurso será incluído apenas nas edições Pro e Enterprise do sistema, e consiste em um ambiente completamente isolado para o teste de aplicações oriundas de fontes desconhecidas e/ou não confiáveis. Ao ser encerrada a sandbox, todos os dados são permanentemente apagados.

Sem dúvida é um recurso bem útil para usuários avançados e profissionais de TI.


Divórcio entre a Cortana e a caixa de pesquisa

Sei que muita gente gosta, mas para mim tais “assistentes pessoais” como a Cortana são meramente uma grande distração. Assim a separação desta função, que proporcionalmente pouca gente usa, do tradicional recurso de pesquisa é algo muito bem-vindo.

“Melhorias” no Windows Update

O cliente do Windows Update é o recurso mais controverso do Windows 10, desde a primeira versão do sistema lançada em meados de 2015 – eu mesmo o critiquei aqui no blog em inúmeras postagens (procurem na caixa de busca ou pela tag “Windows 10”).

Ainda não será desta vez que poderemos escolher quais atualizações serão instaladas, como acontecia até o Windows 8.1, porém a partir do May 2019 Update será possível adiar a instalação das atualizações por até 35 dias.

Outro recurso controverso, que a Microsoft empurrará goela abaixo, será a reserva de cerca de 7 GB de espaço em disco para o armazenamento das atualizações, como uma forma de aumentar a performance e confiabilidade do Windows Update. Ainda não está claro se este espaço será reservado apenas na partição do sistema ou se será permitido mudar o local, como é possível fazer com a pasta de arquivos temporários e o arquivo de paginação.


Só no final de maio?

A Microsoft não quer correr o risco de repetir o fiasco do October 2018 Update, que teve a distribuição suspensa por diversas semanas devido a bugs, e assim deu um mês a mais de testes antes de liberar o May 2019 Update. Ficamos no aguardo.

Fonte e imagens: Digital Trends.

Comentários