Pular para o conteúdo principal

O fim está próximo

Não é apenas o idolatrado Windows 7 que terá o suporte encerrado no início do ano que vem: os Windows Server 2008 e 2008 R2 também.


Recebi este simpático e-mail da Microsoft com um lembrete da data fatídica:


Aos que ainda mantém uma infraestrutura de rede baseada em servidores com estas versões do Windows Server, a corrida começou. Acho que nem preciso dizer que usar um software sem suporte nunca é uma boa ideia, em um servidor então o problema é aumentado em escala geométrica. No caso do SQL Server 2008, o prazo é ainda menor.

É certo que a Microsoft oferecerá planos de suporte pago para grandes clientes, mas deve-se observar a viabilidade disso. Além de ser uma solução meramente paliativa, o preço muitas vezes não é nada camarada. Assim, é melhor arregaçar as mangas de uma vez e substituir os servidores, até mesmo pois equipamentos com estas versões do Windows Server já contam com uma certa idade.

Enfim, o Windows Server 2008 (principalmente o R2) foi a primeira versão do Windows para servidores que achei realmente redondinha - o 2003 era bom, mas faltavam muitas coisas nele. Usei o 2008 R2 por muitos anos gerenciando o Active Directory e o WSUS (servidor de atualizações do Windows) e gostava bastante. Foi um marco.

Comentários