Pular para o conteúdo principal

Narcos (terceira temporada)

Sim, a série Narcos se sustenta muito bem sem Pablo Escobar. Na terceira temporada é mostrado a ascensão e queda do Cartel de Cali, a organização criminosa que assumiu o controle do tráfico de drogas na Colômbia no final de 1993.


Aviso de spoiler: mesmo a série tendo sido baseada em fatos históricos com algumas licenças poéticas, decidi fazer o alerta pois revelo algumas informações sobre a trama que podem prejudicar a experiência dos que quiserem assisti-la. Aviso dado! 😉

A terceira temporada de Narcos começa exatamente no ponto em que a segunda terminou: no final de 1993, logo após a morte de Pablo Escobar, quando o Cartel de Cali assume o controle do tráfico de drogas na Colômbia. O Cartel é comandado por Gilberto Rodríguez Orejuela (muito bem interpretado pelo ator mexicano Damián Alcázar), juntamente com o irmão Miguel (interpretado pelo venezuelano Francisco Denis), com José Santacruz Londoño, o Chepe (Pêpê Rapazote) e com Hélmer Herrera, o Pacho (Alberto Ammann).


Gilberto tem um modo completamente diferente de Pablo Escobar para comandar os “negócios”. Enquanto Pablo era mais, digamos, midiático, com atos de terrorismo, assassinatos e sequestros, o chefão de Cali agia nos bastidores e preferia corromper políticos, autoridades e policiais para atingir os seus objetivos, evitando chamar a atenção para si e para o Cartel. Ao invés da violência explícita, ele optava pelos muito mais sutis subornos.

Ciente de que mais cedo ou mais tarde o Cartel seria pressionado pela crescente entrada de cocaína os EUA (o que de fato aconteceu em 1995), Gilberto decidiu fazer um acordo com o governo colombiano e no prazo de seis meses legalizar todas as atividades da organização, abandonando o tráfico. Ele não queria acabar morto em um telhado como Pablo Escobar, sem poder desfrutar da sua fortuna.

Da esquerda para a direita: Pacho, Gilberto, Miguel e Chepe. Em pé, Javier Peña

Também aqui o principal antagonista do Cartel de Cali é o agente da DEA Javier Peña (interpretado por Pedro Pascal – o ator Boyd Holbrook não quis reprisar o papel do agente Steve Murphy), juntamente com os novos parceiros Chris Feistl (Michael Stahl-David) e Daniel Van Ness (Matt Whelan). Peña passa a ser o narrador desta temporada, mantendo a preferência do produtor José Padilha pelas narrativas para explicar a trama.

Chris Feistl, Javier Peña e Daniel Van Ness

Porém não foi apenas a DEA que contribuiu para o fim do Cartel de Cali. Quem o implodiu pelo lado de dentro foi o engenheiro Jorge Salcedo (Matias Varela), que criou para o Cartel um complexo sistema de vigilância e espionagem conhecido como a “KGB de Cali”. Temendo pela sua vida e pela da sua família, e querendo deixar o Cartel, Salcedo tonou-se um informante da DEA, acelerando assim o fim da organização criminosa – realmente Gilberto Orejuela não terminaria morto em um telhado, porém da mesma forma que o irmão Miguel foi extraditado e cumpre pena por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro até hoje nos EUA, com previsão de saída apenas em 2036. Que aproveite a estadia! 

Jorge Salcedo

Logo após a segunda temporada em 2016, o Netflix anunciou que Narcos teria mais duas temporadas. A grande dúvida é se a série continuaria a atrair o interesse do público sem a marcante atuação de Wagner Moura como Pablo Escobar, o que posso responder que sim, José Padilha conseguiu e a série continua muito bem produzida e relevante mesmo sem a presença do “El Patrón”. Com uma narrativa dinâmica e empolgante, mostra uma sucessão de acontecimentos que deixam o espectador sempre ansioso para saber o desenrolar da trama, mesmo se já conhecer a história. Os “cavaleiros” de Cali não deixam nada a desejar em relação aos "colegas" de Medellín.


Finalizando, na sua terceira temporada a série Narcos continua recomendada, apesar de algumas cenas realmente violentas e sem suavizações, o que pode ser algo negativo a algumas pessoas. Mas há um ponto positivo: assim como nas temporadas anteriores, quem usa drogas ilícitas poderá ver como o seu dinheiro é muito bem aplicado em benefício da humanidade. 😒

Em tempo, a terceira temporada estreou em setembro do ano passado, enquanto que a quarta (que deixará a Colômbia e se passará no México) está prevista para sair no próximo mês. Aguardando ansiosamente!

Comentários