Pular para o conteúdo principal

Charlatães sobrenaturais

Acho que todos ao menos já ouviram falar do livro Horror em Amityville, e dos muitos filmes baseados em maior ou menor grau na história original. Pois bem, é tudo cascata.


Eu devia ter uns 12 ou 13 anos quando li o livro Horror em Amityville, devorando-o em poucos dias. A história versa sobre uma família (os Lutz) que foi morar na famosa casa de número 112 da Ocean Avenue no vilarejo de Amityville, que no ano anterior havia sido o palco da chacina da família DeFeo praticada pelo filho mais velho. Menos de 30 dias após a mudança os Lutz abandonaram a casa alegando que havia uma presença demoníaca na mesma. 

Este é exatamente o livro que eu li

Lembro-me de ter ficado bastante impressionado com algumas partes da história, como as vozes que expulsaram um padre que teria ido benzer a casa (que no livro recebeu o nome de padre Mancuso), os fenômenos que aconteciam no quarto de costura, o crucifixo invertido no porão e o quarto secreto que tinha todas as paredes pintadas em vermelho.

No prefácio havia um aviso que me deixou ainda mais intrigado:


Comentei sobre o livro com o meu pai, que disse que era “tudo besteira”. Falei sobre o prefácio, que era tudo verdade, e ele respondeu:

“Não acredite em tudo o que você lê”.

Pois bem. Esses dias atrás resolvi pesquisar sobre Amityville por curiosidade e achei dois sites muito reveladores. Um deles é o do escritor Ric Osuna, autor do livro “The Night The DeFeos Died”, e o outro é o blog O Aprendiz Verde, que fez um trabalho espetacular em reconstituir todos os passos do assassino Ronald DeFeo Jr., inclusive o seu julgamento.

A verdadeira história de horror em Amityville foi a morte da família DeFeo. Na madrugada do dia 13 de novembro de 1974, o filho mais velho Ronald DeFeo Jr. assassinou a sangue frio com um rifle de alta potência o pai (Ronald DeFeo), a mãe (Louise DeFeo), as duas irmãs (Dawn e Alisson DeFeo) e os dois irmãos (Mark e John DeFeo). Ronald Jr. sempre foi um jovem problemático, viciado em heroína e os conflitos com o pai eram cada vez mais constantes. Ele está preso até hoje, realmente nos EUA o buraco é muito mais embaixo.


Ronald DeFeo Jr. ao ser preso em novembro de 1974

Ric Osuna chega a insinuar que Ronald Jr. teve a ajuda de dois amigos e da irmã Dawn nos assassinatos, mas isto nunca foi provado, mesmo porque Ronald mudou a sua versão dos fatos incontáveis vezes ao longo das décadas e é a única testemunha viva do que aconteceu. Certo mesmo é uma declaração que ele deu em uma entrevista:

“Não teve nada de vozes, fantasmas ou demônios. Eu os matei, simples assim”

Em dezembro de 1975 a família Lutz comprou o imóvel por oitenta mil dólares, de onde fugiram dizendo-se aterrorizados após 28 dias. Pois bem, foi apenas muitos anos depois que a verdade veio à tona. O advogado de Ronald DeFeo Jr., William Weber, que queria a todo custo que o seu cliente escapasse da prisão perpétua ao declará-lo mentalmente insano e sob a influência de forças sobrenaturais, convenceu os Lutz a criarem a famosa história da casa assombrada, o que seria bom para todos: para o seu cliente, para ele próprio e para os Lutz, que ganhariam uma boa grana como de fato ocorreu. Conforme o advogado, toda a história foi criada durante um jantar e depois de muitas risadas e garrafas de vinho.


De fato, hoje sabe-se que a compra da casa foi um passo maior do que as pernas para George Lutz, assim ao criar a história e abandonar o imóvel ele abandonou também a hipoteca (sem pagar uma única prestação) e faturou muitas verdinhas, visto que ele não teria possibilidades financeiras de pagar pela casa. Até mesmo o hoje famoso casal Warren (aquele dos filmes Invocação do Mal e Annabelle) ajudou a dar credibilidade à farsa, tendo publicado uma foto de uma suposta aparição na casa durante uma investigação, cuja autenticidade até hoje é questionada.

A suposta aparição na casa de Amityville. Tirem as próprias conclusões

Em tempo, nenhuma das famílias que moraram depois no número 112 da Ocean Avenue em Amityville relataram qualquer fenômeno sobrenatural. E o tal “quarto vermelho” era apenas um pequeno espaço que ficava embaixo da escada principal, que os DeFeo usavam para guardar bugigangas, algo comum em muitas casas mesmo no Brasil.

O meu velho pai estava certíssimo.

Comentários

  1. Bom verdade ou não essas coisas tem seus mistérios, somos brasileiros e eles americanos, como podemos dúvida é como meter o pentelho na comida dos outros, eu mesmo não teria coragem de morar lá sozinho nunca se sabe né, é impressionante é... e assustador mais temos sim nossas dúvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos brasileiros, aqui tem tanta assombração que faz Amityville ser fichinha! rsrs

      Excluir
  2. Eu vi essa versão de que foi com ajuda da irmã, mas como que a menina no meio dos assassinatos desmaia do nada? Tipo:" huummm, matei minha família, desmaiei aqui na minha caminha" não faz o mínimo do sentido, acho que foi só mais uma mentira contada por ele kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara era um psicopata e usuário de drogas alucinógenas e vc quer sentido? Mas na versão ela não desmaiou sozinha. Mas sim ele a desmaiou com um golpe na cabeça com o rifle após uma briga. Aí ele doisao a levou pra cama e a matou. Faz todo sentido.

      Excluir
  3. E o padre ??
    Ele também participou da farsa ?

    Ou ele nunca existiu na história?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O padre era um personagem fictício. Não havia nenhum "padre Mancuso" na paróquia deles naquela época.

      Excluir

Postar um comentário