Pular para o conteúdo principal

Como acessar computadores antigos na rede a partir do Windows 10

Precisa acessar o seu PC clássico pela rede local e não está conseguindo? Veja aqui como resolver!



Eis a mensagem de erro que é exibida, quando se tenta acessar um PC rodando uma versão antiga do Windows a partir do Windows 10:


A solução do problema está na própria mensagem de erro. As versões antigas do Windows utilizam o protocolo de compartilhamento SMB v1, enquanto que o Windows 10 não traz esta versão instalada por padrão.

Para instalá-la, acesse o Painel de Controle clássico (digite “Painel de Controle“ na busca do Windows), item “Programas” e em seguida “Ativar ou desativar recursos do Windows”. Procure pelo item “Suporte para Compartilhamento de Arquivos SMB 1.0/CIFS” e marque a caixa “Cliente SMB 1.0/CIFS”. 

Se você quiser compartilhar arquivos com os PCs antigos também marque a opção de servidor, o que eu não recomendo por questões de segurança.


Até a próxima!

Comentários

  1. Pela imagem, fiquei com esperança que o Windows 10 pudesse acessar um XT sem dificuldades. Vc partiu meu coração... vou ter q continuar usando MTCP com servidor FTP pra transferir arquivos pro meu XT...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dizem por aí, é uma "imagem meramente ilustrativa"... :-)

      No meu 286 eu fiz o contrário e acesso arquivos no meu PC de produção usando o MSCLIENT no MS-DOS, veja estas postagens:

      https://www.michaelrigo.com/2014/03/ressuscitando-um-antigo-286-gran-finale.html
      https://www.michaelrigo.com/2015/05/ressuscitando-um-antigo-286-parte-7.html

      No caso do XT, com uma placa de rede que funcione no barramento ISA de 8 bits acredito ser plenamente possível fazer o mesmo.

      Excluir
    2. Eu tenho algumas placas de rede ISA 8 bits, basicamente compatíveis com NE1000, e algumas NE2000 16 bits que funcionam em barramentos 8 bits. Elas funcionam muito bem com MTCP (#ficaadica http://www.brutman.com/mTCP/). Só que o MSCLIENT, pelo menos a versão 3.0, requer processador 286 no mínimo pra operar. Não consegui encontrar uma versão mais antiga pra testar no XT, então vou usando MTCP mesmo. Funciona muito bem. Tem DHCP, TELNET, servidor e cliente FTP, dá pra baixar arquivos via http. Só que não permite aquela navegação bonitinha via rede Windows.

      Excluir
    3. Obrigado pela dica.

      Uma das únicas coisas que ainda não fiz nos meus XTs foi justamente conectá-los à rede local, visto que nunca consegui achar uma placa de rede que funcione no ISA de 8 bits com conector RJ45.

      E só de pensar em montar uma rede com cabo coaxial (com toda a complexidade exigida como tês e terminadores) somente para o XT me dá uma canseira... acho que estou ficando velho e preguiçoso.

      Excluir
    4. Continuando a dica, acho que qualquer NE2000 funciona nos slots 8 bits do XT. Nesse vídeo dá pra ver uma funcionando em um dos meus XTs: https://www.youtube.com/watch?v=faDjVTTZlhA

      As que eu uso são aquelas que tem configuração por jumper. Só precisa usar o driver pra 8 bits. Dê uma olhada em http://www.vcfed.org/forum/showthread.php?41081-NE2000-Packet-drivers-for-8-bit-slots

      Excluir
    5. Obrigado pela informação sobre as NE2000, vou testar!

      Sobre o MSCLIENT, descobri algo: conforme um documento da Microsoft (https://msdn.microsoft.com/en-us/library/cc750214.aspx) o mesmo funciona nos 8086/8088 se usar o redirecionador no modo Basic, o que já é suficiente para o que precisamos. O modo Full somente é necessário para integrar domínios NT, em suma.

      Conforme a página:

      "Change Redir Options: Choose either the full or basic redirector. The full redirector is used for logging on to a Microsoft Windows NT or LAN Manager domain, or if you run programs that use advanced network functions such as named pipes.

      The basic redirector provides all standard workgroup functions such as connecting and disconnecting. It uses less memory and disk space than the full redirector. You must use the basic redirector if your computer has an 8088 processor."

      Excluir
    6. Eu peguei uma placa com chip RTL8019AS e coloquei um pedaço de papel na extensão de 16 bits e coloquei num slot de 16 bits de um 486 e rodei o programa de configuração da placa e acusou como 8 bits. Depois me conectei num servidor NetWare 312 e deu de primeira, e é perceptível a queda de desempenho da placa em 8 bits. Eu fiz este mesmo procedimento numa placa com chip UM9008F e foi o mesmo resultado.

      Muito provavelmente funcione num slot de 8 bits de um XT sem problemas. Esta semana se der tempo eu vou testar num XT. É como o Michael escreveu lá em cima, eu nunca colocava um XT na rede por causa de achar uma placa de rede de 8 bits, mas agora este problema acabou.

      Excluir
    7. Eu estou louco para testar no meu XT, pena que o HD dele pifou (o Seagate ST-238R) e ele no momento está bootando somente pelo disquete. Assim que resolver isso vou testar.

      Excluir
    8. Já tive esse problema tb. Cartões CF que melhor funcionam nas minhas XT-IDE: https://www.ebay.com/itm/New-512MB-CompactFlash-CF-Card-CF-Memory-Card-new-512MB-OEM/172395754092

      Tentei instalar o MNC3 no XT. Tive que seguir os procedimentos desse site, porque precisa substituir 2 arquivos por versões compiladas pra 8088, além de colocar IP fixo e outras coisas.

      https://www.tapatalk.com/groups/pre32/ms-network-client-3-0-tcp-ip-8088-xt-floppy-only-b-t26.html

      Até consegui usar o PING pra rede local e internet. NET USE nem pensar, pq diz q tem pouca memória (o XT tem só 640kb).

      Se alguém conseguir me avisa.

      Excluir
  2. E aquela XT-IDE, não colocou pra funcionar ainda, Michael?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é bem temperamental quanto aos cartões CF compatíveis. Tentei com três diferentes e nenhum funcionou.

      Vou ver se consigo achar um CF industrial, pelo menos conforme eu pesquisei são os mais indicados para essa controladora.

      Excluir
  3. Eu tenho aqui uma placa RTC com controladora de floppy, mas eu não estou achando o programa que salva/recupera a data da placa RTC, alguém aí tem? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta esse aqui: http://vetusware.com/download/PC%20TIMER%201.3/?id=12604

      É usado naquelas GW202: http://minuszerodegrees.net/manuals/GW202%20-%20Users%20Manual.pdf

      Excluir
  4. Ontem eu instalei a RTL8019AS no XT e funcionou numa boa. Instalei o NetWare Client e o MTCP, rodou lisinho, porém o Msclient até o momento não deu muito certo não, mesmo com o redirecionador básico, mas com calma eu vou tentar novamente.

    É puro Nerdgasm ver um XT rodando servidor FTP e HTTP, obtendo a hora por SNTP e muito mais, e ainda mais rodando Windows 3.0 pelo servidor NetWare, é muito bom ver isso na prática. Nunca iria imaginar que fazeria isso algum dia na minha vida. Resumo: Experiência única.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essas coisas são muito interessantes. Meu desafio atual é configurar uma SCSI2SD que comprei pra funcionar com uma controladora SCSI Seagate ST-02 que tenho em um XT. Enfim, cada um desperdiça seu tempo como acha mais conveniente hehehe.

      Excluir
    2. Uma dúvida, qual é a versão do NetWare que você roda no servidor e no XT? Abraço!

      Excluir
    3. Eu virtualizo o NetWare 3.12 no VMware 6.52 rodando sob Windows Server 2003. Eu só não rodo em um PC real porque gera muita manutenção e consumo de energia.

      Excluir
  5. Prezados, esqueci de comentar uma coisa interessante. Existem placas de rede para porta paralela também. Em alguns dos meus XTs, eu tenho placas de rede Xircom PE3-10B2 e PE3-10BT. Funcionam muito bem também.

    Nunca vi pra vender aqui no Brasil. Comprei as minhas no eBay, por US$ 4 cada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu já ouvi dizer destas placas um tempo atrás, bem interessantes.

      Excluir

Postar um comentário