Pular para o conteúdo principal

Nova distribuição na praça: MS Linux

Alguém algum dia já imaginou que a Microsoft lançaria uma distribuição Linux? Pois é, esse mundo anda cada vez mais louco mesmo.



O nome oficial da distro é Azure Sphere OS, e conforme a Microsoft é voltada para dispositivos IoT e está alinhada com a plataforma Azure, como o próprio nome sugere. A grande motivação para este projeto é a necessidade que esta classe de dispositivos tem por softwares frugais: o kernel NT simplesmente não pôde ser enxugado o bastante e, em um puro pragmatismo que vem marcando a gestão Nadella, a empresa partiu para o kernel Linux. #PartiuLinux!

Porém o Azure Sphere OS não será uma distribuição que você poderá baixar a ISO - ela virá apenas embarcada nos aparelhos. Outra motivação para a empreitada, ainda conforme a Microsoft, é a questão de segurança pela maior facilidade de manter os dispositivos IoT sempre atualizados, em função do software ser o mesmo.

E pensar que, em um passado não muito distante, o fanfarrão do Ballmer vivia arrotando que era só dar uma enxugada no kernel NT que o Linux estaria liquidado... cof cof.

Fonte: Business Insider.

Comentários

  1. Pelo jeito que a coisa está, o futuro reserva coisas boas para o Linux.

    ResponderExcluir
  2. O Linux de certa forma já é o sistema mais usado, vide sua variante Android, o problema que o mito do sistema seguro também é quebrado, uma vez que ele sendo mais usado nos celulares, é também o mais atacado e que mais aparece problemas de segurança. Vale aqui aquela máxima, não caia no conto do vigário que fala que os sistema dele é 100% seguro, no máximo é 70% com todas as atualizações disponíveis aplicadas, os outros 30% são as brechas não descobertas passíveis de ataques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca existiu e jamais existirá software totalmente seguro, ao menos enquanto forem programados por humanos...

      Excluir

Postar um comentário