Pular para o conteúdo principal

E o Raja anda trabalhando

Intel apresenta o seu primeiro protótipo de GPU. É bom a AMD e a Nvidia ficarem bem espertas.



Quando o anúncio da contratação de Raja Koduri pela Intel foi feito em novembro do ano passado, eu comentei que o talento e conhecimento dele em conjunto com os recursos financeiros quase ilimitados da Intel tinha tudo para ser uma combinação explosiva (Koduri operava milagres com o orçamento restrito da AMD).

Pois bem, pouco mais de três meses após a contratação o primeiro protótipo de GPU discreta da Intel é apresentado. Com litografia de 14 nm, concentra 1.542 bilhões de transístores em dois chips principais: um é a GPU propriamente dita e o segundo é uma matriz programável, claramente voltado aos mineradores.


Como trata-se de um protótipo não foram divulgados maiores detalhes e muito menos testes de desempenho. Mas tudo indica que o mercado de placas de vídeo será sacudido em um futuro próximo, para a nossa alegria! 

Fonte: Neowin

Comentários

  1. Oxalá a Intel entre no mercado de VGAs, porque esse duopólio AMD e Nvidia é muito ruim pro mercado e nossos bolsos. Mas como essa placa é uma prova de conceito de algo híbrido misterioso, não apostaria muitas fichas nisso, pode ser algo pra uso de gerenciamento de arranjos de discos: https://www.nextplatform.com/2018/02/12/exascale-storage-gets-gpu-boost/

    ResponderExcluir

Postar um comentário