Pular para o conteúdo principal

Problemas com o disco rígido externo? O culpado pode ser o cabo

Antes de condenar o seu disco rígido externo verifique se o problema não está no cabo, que é de substituição fácil, rápida e barata. Confira também uma dica de como utilizar um disco externo em conjunto com um cabo Micro-B USB 2.0 de celular.


Sempre considerei o meu disco rígido externo Samsung M3 de 1 TB um dispositivo bastante versátil e até certo ponto confiável, em suma, uma ótima mídia para backups. Comigo desde 2015, jamais apresentou qualquer tipo de problema até algumas semanas atrás, quando inesperadamente começou a ter problemas de conectividade: havia vezes em que era reconhecido pelo PC e em outras não. Também acontecia de ele ficar de forma intermitente se desconectando sozinho do PC, e tais problemas persistiram mesmo após eu reforçar a fixação do cabo e limpar os contatos.


Antes de condenar o disco, decidi testá-lo com outro cabo de dados e encontrei este Micro-B USB 3.0 genérico por um preço bem em conta:


Mesmo sendo genérico, o novo cabo (abaixo) é mais grosso e aparenta ter mais robustez do que o original da Samsung (acima):


E o melhor: com o novo cabo os problemas desapareceram e o disco Samsung M3 voltou à boa forma habitual. Muito bom!

Quebra galho

Existe uma forma rápida e sem custo algum de testar se o problema está no cabo ou no disco: conectar o mesmo com um cabo Micro-B USB 2.0, aquele mesmo que acompanha 99% dos telefones espertos de hoje em dia. Como podemos observar na foto abaixo, este cabo ocupa apenas uma seção do conector do disco e o mesmo funciona perfeitamente, logicamente que limitado ao modo USB 2.0:

Disco externo Samsung M3 utilizando o cabo que veio com o meu Asus Zenfone 2

Além de ajudar no diagnóstico do problema, esta dica é uma mão na roda caso se necessite acessar o conteúdo do disco externo de forma emergencial.

Comentários

  1. Muito boa esta dica, estes dias eu estava tendo o mesmo problema, só que eu pensei que fosse problema na porta USB, eu até troquei de porta, mas depois eu troquei o cabo e liguei na mesma porta e cessaram os problemas. Do jeito que anda a qualidade dos HD's hoje em dia é mais fácil culpá-los.

    ResponderExcluir

Postar um comentário