Pular para o conteúdo principal

O Pentágono ainda tem PCs com o Windows 95!

Além do Windows 95, o Pentágono ainda utiliza também o 98 e o XP. Há planos de atualizar o parque de máquinas para o Windows 10 ainda neste ano.



Você poderia imaginar que o poderoso Pentágono ainda utiliza PCs com o Windows 95? E que 75% dos seus computadores rodam versões desatualizadas do Windows? Mas conforme Daryl Haegley, assistente da Secretaria de Defesa, não há motivo para pânico: tais PCs são utilizados para sistemas de controle de infraestrutura e ficam permanentemente desconectados da Internet. Ainda bem, pois o Windows XP foi descontinuado em 2014 e o 95 foi lançado há mais de 20 anos atrás.

Pelo visto, no Pentágono é seguido à risca aquele velho ditado, o qual diz "não conserte o que não está quebrado": no ano passado o mesmo divulgou que o sistema que controla o seu arsenal nuclear roda a partir de disquetes de oito polegadas, em um minicomputador IBM Series/1 de 1976

Ironias à parte, atualizar a plataforma de sistemas de missão crítica não é algo tão simples: tais softwares são extensivamente depurados pela alta confiabilidade exigida, e qualquer mudança nos mesmos pode gerar inconsistências que jamais são esperadas em tais ambientes. Sem falar do alto custo para os contribuintes, o que em países mais desenvolvidos sempre é levado muito em consideração.

Comentários