Pular para o conteúdo principal

A barreira dos 10 TB foi quebrada

Seagate Enterprise Capacity é o nome do disco que obteve a marca de quebrar a incrível (e durante muito tempo inimaginável) barreira dos 10 TB de armazenamento. Com a expressiva capacidade de 12 TB, é selado com gás hélio e possui modelos paras as interfaces SAS e SATA, com uma taxa de transferência máxima de 261 MB/s. Como o próprio nome sugere, este disco é voltado para data centers e outras aplicações corporativas.


Para quem estava vivo quando os discos de 10 GB foram introduzidos é algo chocante, e imagino que para os que testemunharam a introdução dos modelos de 5 e 10 MB deve ser muito mais. Tomando como exemplo um disco desta era como o ST-238R da própria Seagate, pode-se observar a gigantesca evolução desta tecnologia de armazenamento de dados.

Finalizando, eis algo que os SSDs ou outros dispositivos de armazenamento sólido ainda vão demorar a atingir: capacidade de armazenamento e principalmente o baixo custo por gigabyte. Mas como a evolução dos próprios discos rígidos tradicionais mostra, é meramente uma questão de tempo. Em tecnologia, nunca diga nunca.

Comentários

  1. Fiquei feliz na época (1995) quando eu comprei um Quantum Maverick de 540 MB, todo mundo dizia que eu nunca iria encher aquilo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idem, quando em 1995 comprei um WD Caviar de 540 MB para o meu DX4. Falavam: cara, para que tudo isso? Nunca vai encher! rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  2. O meu PC de 1995 tinha um Seagate de 800MB mas não lembro o modelo, naquela época não entendia muita coisa de hardware hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, para aquela época era espaço pra caramba! Você nunca vai encher! :-)

      Excluir

Postar um comentário