Pular para o conteúdo principal

Outra atualização malcriada do Windows 10

De vez em quando alguma atualização do Windows 10 dá trabalho. Faz cerca de duas semanas que estou lutando contra a KB3200970, até o momento sem sucesso. Vocês poderiam ajudar este cansado escriba?

EDIT 24/11/2016: problema resolvido. Foi necessário desinstalar a KB3197954, atualização que foi substituída pela KB3200970. Meus agradecimentos ao amigo Fernando Neto pela dica, e também a todos que contribuíram! 




O problema

A atualização é baixada e a princípio instala sem problemas:



Porém no reboot para a conclusão da instalação sempre surge a mensagem abaixo e o processo é interrompido, o que toma outro reboot para desafazer as alterações. Cada vez que ligo o PC acontece isso, um pé nas partes baixas!



Agora irei mostrar o que já tentei fazer para resolver a questão, sem sucesso.

Tentativa #1: Assistente de solução de problemas do Windows Update

Mesmo afirmando que resolveu alguns problemas, nada feito!



Tentativa #2: Excluir manualmente os arquivos do cache do Windows Update

Acessei a pasta C:\Windows\SoftwareDistribution\Download e mandei tudo pro limbo, de forma a forçar um novo download da atualização. No good!



Tentativa #3: instalação manual com o antivírus desabilitado

Baixei a KB3200970 manualmente do Microsoft Update e a instalei com o AV desligado. Nada de novo!

Um parêntese: agora o site do Microsoft Update funciona em qualquer browser.



Enfim, esgotou-se a minha inspiração para resolver o problema e ainda por cima o cliente do Windows Update do 10 não permite ignorar uma atualização, aspecto que sempre critiquei no sistema. Eu realmente não estou muito a fim de formatar ou resetar o sistema operacional para não ter que reinstalar tudo - assim não dá, Microsoft!

Aceito sugestões, e desde já deixo o meu agradecimento.

Comentários

  1. Pelo menos você ainda consegue ligar seu PC, esses dias um amigo meu teve um problema pior, o Windows 10 dele ficou nessa tela azul de instalação na hora que ele foi desligar, e não saia mais da tela... Ele deixou a noite toda, aguardando e nada, tentou reiniciar forçado e nada, teve que formatar e reinstalar. Eu também uso Windows 10, e não gostei, esses dias fui instalar o VB 6.0 e achei que meu Windows 10 não ia mais ligar (igual o dele) quando começou a demorar nessa tela, sorte que ligou.

    Sobre seu problema, não sei muito o que fazer pra te ajudar, mas to começando a pensar em desativar essas atualizações porque tá começando a ficar impossível usar o PC assim com tanta atualização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gosto do 10, mas esse cliente do Windows Update dele realmente precisa melhorar bastante.

      Excluir
  2. Experimenta rodar um sfc /scannow para verificar possíveis arquivos de sistema corrompidos.

    ResponderExcluir
  3. Outra sugestão: dá uma olhada no log de eventos. Pesquise os eventos com o status de Erro em "Aplicativos", "Sistema" e (o mais provável) "Instalação". Nesse último são registrados os eventos relacionados a instalação das atualizações do sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Vou checar à noite, quando chegar em casa.

      Excluir
    2. Realmente há um log com o erro, que consta:

      Falha na Instalação: o Windows não pôde instalar a seguinte atualização com o erro 0x800F0922: Atualização cumulativa do Windows 10 Version 1607 para sistemas x64 (KB3200970).

      Pesquisando sobre o código de erro 0x800F0922, informações indicam que o mesmo ocorre por falta de espaço na partição reservada do sistema e que para resolver o espaço da mesma deve ser ampliado. Vou tentar isto e depois posto o resultado.

      Excluir
    3. Oxi. Que crazy. Vi agora que a partição reservada tem entre outras funções armazenar configurações de inicialização. É nela que fica o WinRE, né? Mas como vai ampliar a partição se ela é "colada" com a partição do sistema? E no Windows 10 ela tem 500 MB e uns 150 MB ficam livres. Michel, você está com o W10 em dual boot com o Windows 7 ou 8? Outra dica: dá uma desfragmentada e tenta instalar a malfadada atualização.

      Excluir
    4. Me corrijam se eu estiver errado mas não dá para redimensionar uma partição com dados a partir do seu início.

      Excluir
    5. Realmente não há a possibilidade, pelo menos com o utilitário presente no próprio Windows. Mas felizmente não foi necessário: a sugestão dada pelo amigo Fernando de desinstalar a KB3197954 funcionou!
      Uma atualização antiga não deveria quebrar uma nova, coisas do Windows!

      Excluir
    6. Ou converter para o formato GPT onde as partições do sistema tem tamanho fixo:
      Partição Sistema (EFI) com 100MB
      Partição MSR com 128MB

      Excluir
  4. Caro amigo blogueiro, vc em sua jornada deve ter acumulado bastante ``brovidades``, gostaria se possivel de ter um contato contigo, para trocar uma ideia. preparadoresbr@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que seria uma "brovidade"? Rsrs

      Se quiser pode me mandar uma mensagem de contato:
      http://www.michaelrigo.com/p/foxyform-functiond-t-var-g-d.html

      Excluir
  5. Sobre este tipo de problema em outras atualizações já li para fazer estes passos:
    -O Firewall do Windows tem que estar ativado.
    -Renomeie o arquivo DataStore.edb para DataStore.edb.old
    C:\WINDOWS\SoftwareDistribution\DataStore.
    -E apague todos os arquivos contidos na pasta.
    C:\WINDOWS\SoftwareDistribution\Download
    -Reinicie o serviço Windows Update em services.msc
    -Reinicie o PC

    Esta atualização substitui a KB3197954, se voce tiver ela experimente desinstalar a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, vou tentar fazer isto assim que chegar em casa.

      Excluir
    2. Para renomear o DataStore.edb foi necessário iniciar no modo de segurança. Porém mesmo fazendo todos os passos o erro infelizmente persiste. :-(

      Excluir
    3. Havia esquecido da KB3197954! Desinstalei a mesma, reiniciei o PC e instalei a KB3200970 que eu havia baixado manualmente do Microsoft Update. E não é que funcionou? Aeeeeeee!!!
      Muito obrigado mesmo amigo!

      Agora, uma atualização antiga quebrar uma nova realmente é algo que não deveria ocorrer. Coisas da Microsoft...

      Excluir
  6. Verifiquei aqui e a "Atualização cumulativa do Windows 10 Version 1607 para sistemas x64 (KB3200970)" foi instalada aqui sem o menor problema. Que doido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui o WU dá uns paus loucos de vez em quando, mas pelo jeito não sou apenas eu: o WU do Windows 10 está sendo totalmente reescrito segundo a Microsoft.

      Excluir
    2. Aqui dei uma sorte danada. Migrei para o W10 no primeiro dia que a M$ liberou, claro que forçando a atualização XD

      Cheguei a ligar para o suporte deles já que eu não tava conseguindo ativar o mesmo. Depois de algumas tentativas, foi. E de lá pra cá não tive nenhum problema grave aparente. O WU deu um probleminha uma vez mas se resolveu sozinho. Recebi a atualização de aniversário no primeiro dia e pimba, normal e isso que não fiz instalação limpa dessa atualização. E tá 100% até hoje assim como foi com o Win 8, ficou 100% aqui inclusive a atualização para o 8.1 foi super normal e sem fazer instalação limpa. Lembro que também tive sorte com o Windows Me hehehe Desses "mal falados" só não usei o Vista.

      Excluir

Postar um comentário