Pular para o conteúdo principal

Futura atualização do Windows 10 rodará até em um 386!

(Semana agitada para o Windows 10!). O fundador e ex-CEO da Microsoft Bill Gates e o atual CEO Satya Nadella realmente são pessoas muito preocupadas com a preservação do planeta através de práticas sustentáveis e ecologicamente corretas. Chocados com imagens como a do grande cemitério de lixo eletrônico em Gana, ambos decidiram fazer com que a Microsoft entrasse na luta para a redução do lixo eletrônico no mundo, o qual é notoriamente uma grande fonte de poluentes tais como metais pesados.

Nos mesmos moldes da força-tarefa voltada para segurança realizada no início da década passada (a qual resultou no Service Pack 2 para o Windows XP, fazendo com que este sistema finalmente ficasse confiável), todos os recursos das divisões Windows e Office da Microsoft serão voltados para métodos de otimização total de software, de modo a manter úteis por mais tempo os PCs e evitar que sejam precocemente descartados.

A primeira mostra desta estratégia será uma futura grande atualização para o Windows 10, conhecida internamente pelo codinome Blackstone, a qual sucederá a vindoura Redstone. De acordo com fontes internas, até mesmo um simples 386 será capaz de rodar a contento o sistema operacional mainstream da companhia. Nadella não apenas confirmou a fonte, mas também declarou como isto será possível:

“Não é muito difícil, realmente. Basta olharmos para recursos de utilidade limitada e que consomem muito processamento, tal como a suavização de fontes. O Windows 10 Blackstone medirá a capacidade de processamento do equipamento e se ajustará automaticamente, desabilitando caso necessário tais recursos. Também vamos prover drivers atualizados para componentes de hardware do período”

E continua, demonstrando empolgação:

“Não jogue fora aquele PC antigo que há anos está na sua garagem. A Microsoft dará uma nova vida a ele!”

O Windows 10 Blackstone tem tudo para ser revolucionário

Enfim, só nos resta (ansiosamente) aguardar! Fico imaginando o meu valente AMD 80386 DX de 40 MHz ou então o mito Intel 80486 DX2 de 66 MHz rodando o Windows 10, loucura total!

EDIT 01/04/2016: horas depois das declarações de Satya Nadella um grupo hacker russo soltou na Web imagens do suposto Windows 10 Blackstone rodando em um 80386. Reproduzo-as abaixo.

A primeira imagem mostra a tela de Propriedades do Sistema, que supostamente está rodando em um PC 80386 com apenas 8 MB de RAM. Se realmente for verdade, só posso exclamar um sonoro WOW!!!

Clique na imagem para ampliar

A segunda mostra o Gerenciador de Dispositivos com drivers para componentes clássicos instalados e funcionando. Chamou-me a atenção na imagem o fato de o sistema ter detectado e ativado o lendário coprocessador aritmético 80387 – realmente uma respeitável otimização!

Clique na imagem para ampliar

Tudo indica que finalmente entraremos em uma nova era da computação pessoal com sustentabilidade. A Terra agradece!

Comentários

Postar um comentário