Pular para o conteúdo principal

Além do Windows 10, Microsoft também remove suporte ao SafeDisc e SecuROM nos Windows 8.X, 7 e Vista


Provavelmente muitos já sabiam que o Windows 10 não mais suporta estes formatos de DRM utilizados em muitos jogos em CD e DVD, porém a Microsoft por motivos de segurança (sem dúvida tais mecanismos são verdadeiras peneiras) desativou o suporte a estas tecnologias também nas versões anteriores do Windows até o Vista, utilizando para tanto uma atualização de sistema, a KB3086255, boletim MS15-097.



Porém conforme a descrição constante no boletim supracitado, o arquivo secdrv.sys não é apagado e apenas o seu serviço é desabilitado. Para habilitá-lo novamente (não recomendado por questões de segurança) entre com os seguintes comandos no Prompt do MS-DOS como administrador:

sc config secdrv start=auto
sc start secdrv

Caso você mude de ideia, para desabilitá-lo novamente os comandos são estes:


sc config secdrv start=disabled

sc stop secdrv

Lembrando que este procedimento funciona apenas nos Windows 8.X, 7 e Vista. O Windows 10, ao contrário das versões anteriores, nativamente não possui tal componente. Uma alternativa para quem ainda utiliza jogos em mídia física são os famosos executáveis “No-CD” e “No-DVD”, como os que são disponibilizados pelo ótimo site GameCopyWorld, ou ainda aproveitar alguma promoção no Steam e recompra-los.

Comentários