Pular para o conteúdo principal

Como migrar máquinas virtuais do VirtualBox para o VMWare Player

Como vocês talvez saibam, em função dos inúmeros problemas que enfrentei com as últimas versões do VirtualBox decidi avaliar o seu principal concorrente, o VMWare Player. Isto posto, confiram neste tutorial como migrar máquinas virtuais originalmente criadas no VirtualBox para o VMWare Player sem a necessidade de reinstalar o sistema operacional guest, poupando assim um precioso tempo.



Os preparativos

Embora não seja algo obrigatório, eu recomendo primeiramente abrir a VM a ser exportada no VirtualBox e desinstalar os adicionais para o sistema guest, caso os tenha instalado. Este procedimento visa minimizar potenciais problemas no processo de migração em função do hardware emulado pelas duas soluções ser diferente.

Embora não seja obrigatório, recomento fortemente o procedimento


A exportação

Para iniciar o processo de exportação, no VirtualBox selecione o menu Arquivo – Exportar Appliance. Neste exemplo exportarei uma VM com o Windows XP de 32 bits mas os procedimentos são os mesmos para qualquer sistema operacional guest.



Selecione a VM a ser exportada.



Agora escolha o local onde o arquivo será salvo. Mantenha o formato do arquivo em OVF 1.0 e deixe a caixa Criar arquivo Manifest desmarcada.



Revise as configurações e clique em exportar.



Agora é só aguardar o término do processo, que dependendo da capacidade e utilização do disco rígido virtual poderá levar vários minutos.



A importação

Se tudo deu certo até aqui você deverá ter gerado um arquivo do tipo OVF da VM a ser migrada. Para importá-la no VMWare Player selecione a opção Open a Virtual Machine.



Navegue até a pasta onde o arquivo da VM exportada foi salvo e o abra.



Forneça um nome para a máquina virtual e selecione o local onde a mesma será armazenada. Feito isto clique em Import.



Caso a tela abaixo seja exibida clique em Retry. Apesar do tom ameaçador da mensagem não haverá problemas.



Aguarde o término do processo.


Concluído!



Últimos ajustes

Antes de prosseguirmos recomendo revisar as configurações de hardware da VM importada pela interface do VMWare Player e realizar ajustes caso você julgue necessário.



Inicie agora a VM pelo Player. Como o hardware emulado pelo VirtualBox e pelo VMWare é diferente o Windows irá detectar as mudanças. Isto é normal e quando solicitado reinicie o sistema guest.





Após reiniciar instale o VMWare Tools (na versão Player pode ser utilizada a opção Typical). Concluído o processo reinicie novamente o sistema operacional guest.



Tudo OK!



Infelizmente não existe uma forma totalmente automatizada para realizar estes procedimentos e caso você tenha várias VMs no VirtualBox terá que repetir estes passos para cada uma delas - mesmo assim ainda creio que é bem melhor do que reinstalar os sistemas operacionais guest do zero. No mais, espero que este tutorial lhe seja útil e até a próxima!

Veja também:

Comentários