Pular para o conteúdo principal

Dica rápida: como obter uma mídia de instalação do Windows 8.1 diretamente da Microsoft

Realmente novos ares estão soprando em Redmond. A Microsoft recentemente liberou um pequeno utilitário que obtém e cria uma mídia de instalação do Windows 8.1 em um pendrive ou em um arquivo ISO, diretamente dos servidores da empresa. Veja aqui como utilizá-lo!



Windows Installation Media Creation Tool é o nome da criança e pode ser obtido diretamente aqui. O utilitário dispensa instalação e ao ser executado exibe a tela mostrada acima, onde é possível selecionar o idioma, a edição do Windows 8.1 e ainda a arquitetura (32 ou 64 bits).

Em seguida o utilitário solicita onde a mídia será gravada, diretamente em um pendrive (é recomendável um dispositivo de pelo menos 8 GB) ou em um arquivo ISO. Pessoalmente acredito que o arquivo ISO é uma melhor opção devido à sua grande flexibilidade: pode ser gravado em uma mídia óptica, em um pendrive ou cartão SD, ou ainda pode ser usado para preparar um dispositivo “canivete suíço”.



Optando pelo ISO o utilitário solicita o local onde o arquivo será salvo.



Agora é só aguardar o término do download! :p



Obter uma mídia de instalação oficial da Microsoft tem várias vantagens. Uma delas é quanto à integridade da mesma, pois vindo diretamente dos servidores da empresa as chances de você receber de brinde softwares maliciosos é nula (salvo se o seu próprio equipamento já estiver comprometido), ao contrário do que normalmente ocorre em downloads feitos em servidores não confiáveis ou ainda com aquele DVD “alternativo” comprado no camelô da esquina. Outra vantagem diz respeito à imagem de instalação já vir com grande parte das atualizações de sistema integradas (as que são obtidas pelo Windows Update), o que poupa tempo (e franquia de conexão) após a instalação. Para finalizar é bom lembrar que o utilitário apenas cria a mídia - uma chave para a instalação e ativação do sistema continua sendo necessária.

Comentários

  1. Só para a versão Pro? Alguma chance de ter para o popular Windows 8.x Single Language? E agora tem também o SL "com Bing", que usa outra mídia para piorar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para PT-BR estão disponíveis as edições normal, Pro e Single Language. Para EN-US além destas também estão disponíveis as edições "N".

      Excluir
    2. Então está valendo pelo SL! Faltou um link para o programinha no post, assim não precisamos recorrer ao são Google. ;-)

      Excluir
    3. Opa, o link estava na postagem, por via das dúvidas aumentei o destaque para o mesmo... :p
      De qualquer modo, segue: http://go.microsoft.com/fwlink/p/?LinkId=510815

      Excluir
    4. oops, tinha passado batido. Valeu.

      Excluir
  2. Grande Michael, parabéns pelo Blog primeiramente.

    Gostaria de aproveitar o gancho da matéria e lhe perguntar sobre a viabilidade de adquirir uma licença do Win 8 comprando o software mesmo (muitos a possuem pois compraram o equipamento já com o OS junto).

    Digo isso pois montei um PC focado em games e não me atentei para isso a principio no orçamento. Fazendo uma rápida pesquisa vi os preços um tanto altos para adquirir uma licença.

    Alguma sugestão ?

    Obrigado pela ajuda e mais uma vez parabéns pelo blog

    P.S.: Não sei se estou fazendo certo, não vi nenhum lugar para contato direto e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma olhada na Microsoft Store, realmente a licença cheia do Windows 8.1 não está exatamente barata. Mas se considerarmos a possibilidade de parcelamento e como o upgrade para o Windows 10 será gratuito, podemos considerar que este valor desembolsado terá uma grande longevidade.

      Outra opção é se você for estudante ou professor de alguma instiuição de ensino superior, verifique se a institução não tem convênio com a Microsoft.

      No mais muito obrigado! Não há problema em você ter postado o comentário aqui pois o assunto é relacionado, mas caso prefira a página de contato do Blog é esta: http://www.michaelrigo.com/p/foxyform-functiond-t-var-g-d.html

      Excluir

Postar um comentário