Pular para o conteúdo principal

Dica rápida: como aumentar o alcance da sua rede Wi-Fi

Acredito que esta dica irá ajudar a muitos que estejam tendo o mesmo problema que eu tive, que foi a falta de intensidade do sinal de uma rede Wi-Fi em todos os cômodos de um local. Vejam aqui uma forma simples e barata de resolver este problema!


Moro em um sobrado com três pavimentos (o chamado "triplex") e a saída principal do cabeamento fica no terceiro andar (o ático) e juntamente estão o modem ADSL, o meu servidor pessoal e também o meu Access Point Wi-Fi. Apesar do meu Access Point (um Tp-Link TL-WA901ND de 300 Mbps) ser um modelo intermediário com antena de intensidade de sinal de razoáveis 8 dBi, as vezes era complicado para dispositivos que estão no andar térreo acessarem a rede pois o sinal ficava com uma intensidade baixíssima, principalmente quando havia muitos dispositivos conectados.

Todos sabemos que paredes interferem bastante em um sinal, e os sintomas de um sinal com baixa intensidade são clássicos: lentidão na navegação e quedas constantes da conexão. Há duas aproximações para a solução deste problema: a utilização de um Access Point com antena de maior intensidade de sinal ou utilizar um amplificador. O problema é que um Access Point com antena mais forte pode custar na casa das centenas ou mesmo milhares de reais, e desta forma resolvi utilizar um amplificador de sinal.


Encontrei o Tp-Link (modelo TL-WA850RE de 300 Mbps) das fotos na casa dos 70 reais no Mercado Livre e resolvi experimentá-lo. O aparelho possui um acabamento muito bom e a sua configuração é bastante simples: caso o seu Access Point tenha a função de configuração automática basta acioná-la e em seguida apertar o único botão presente no amplificador que a configuração é instantânea. Caso você prefira, o aparelho também possui uma entrada Ethernet padrão (acompanha um cabo) e a configuração pode ser feita através de qualquer navegador - o amplificador faz uma busca de todos os SSIDs disponíveis para que seja selecionado aquele que terá o sinal amplificado.

Amplificador de sinal Tp-Link TL-WA850RE 

Interface de configuração do aparelho

O aparelho busca as redes disponíveis - note que algumas da minha vizinhança sequer possuem autenticação e outras ainda usam o velho algoritmo WEP.

Uma característica interessante deste modelo é a possibilidade de manter o mesmo SSID da rede já existente cujo sinal será amplificado, o que evita ter que reconfigurar os clientes da mesma.

O aparelho é bastante discreto e os leds azuis são bem bonitos

Por fim, posso dizer que o Tp-Link TL-WA850RE resolveu a contento o problema de intensidade de sinal com um custo bastante interessante. Como última recomendação, fique atento às configurações de segurança da sua rede Wi-Fi uma vez que o sinal da mesma será amplificado - utilize uma chave de criptografia WPA2 complexa. Este amplificador também permite que sejam cadastrados os endereços MAC dos dispositivos que acessarão a rede liberando o acesso somente aos endereços cadastrados, o que dependendo da sua necessidade pode ser um ótimo complemento de segurança.

Um grande abraço e até a próxima!

Veja também:

Comentários