Pular para o conteúdo principal

Montando um CD Player doméstico com sucata

Ás vezes acho que sou um dos últimos seres humanos da face da Terra que ainda compra CDs de música, talvez um resquício da revolução que os CDs representaram nos anos 1990, mas principalmente para prestigiar o trabalho dos meus artistas favoritos. Quem gosta de CDs musicais já deve ter percebido que está cada vez mais difícil encontrar um CD Player doméstico em bom estado para comprar (novo nem pensar) e para ajudar o leitor do meu velho companheiro Aiwa NSX-S303 recentemente abriu o bico – desta forma, resolvi fazer esta “receita de bolo” para criar um bom CD Player doméstico a partir de sucata, que compartilho com os meus queridos leitores!
Checklist de componentes

Para montar o seu CD Player doméstico de sucata, você precisará do seguinte:
  • Uma fonte ATX ou AT (neste caso com o botão liga-desliga) velha com cabo de alimentação;
  • Um drive de CD-ROM velho mas que ainda esteja funcional com saída de áudio analógica. Muitas vezes unidades que não mais leem CDs de dados conseguem ler CDs de áudio perfeitamente, como é o caso desta unidade LG que usei;
  • Um cabo P2 – RCA para ligação a um amplificador, ou então um par de caixas acústicas amplificadas. Aqui vou utilizar o meu velho aparelho de som Aiwa como amplificador;
  • Um clipe de papel ou um pequeno pedaço de fio;
  • Um alicate de corte.

Mãos à obra

Estes primeiros passos são necessários somente caso você esteja usando uma fonte ATX - se você estiver utilizando uma AT com botão liga-desliga pode pular para o último passo. Com a ajuda do alicate corte o clipe de papel de modo a deixar como mostrado na imagem abaixo. Caso você esteja utilizando um fio descasque as duas pontas.


Em seguida posicione o clipe cortado (ou o fio) no conector principal da fonte ATX de modo a “fechar um curto” entre o fio verde e o preto imediatamente a sua esquerda, conforme demonstram as imagens abaixo. Este procedimento fará que a fonte ligue sempre que energizada e você pode inclusive usar o próprio clipe ou fio para ligar e desligar a fonte.



Agora é só finalizar a montagem: conecte o drive de CD-ROM em um dos plugues de alimentação da fonte (em caso de unidades mais antigas são os plugues de alimentação de periféricos padrão, popularmente conhecidos como “molex”) e na saída de áudio analógico da unidade conecte o cabo P2 – RCA (que será ligado também ao amplificador) ou então o cabo das caixas acústicas amplificadas. Por fim, é só ligar a fonte de alimentação em uma tomada e o seu "CD Player sucata" está pronto!


A qualidade do áudio vai depender fortemente do sistema de amplificação. No meu caso, com a utilização do velho Aiwa NSX-S303 (100 W RMS) como amplificador a qualidade ficou excelente, com bons graves. 


Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado e até a próxima!

Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado! O CD Player sucata sempre faz sucesso nas festas que promovo lá em casa... rsrs

      Excluir
  2. Pior que tenho duas unidades recentes aqui (um gravador de DVD e um de BD) que não tem mais essa saída analógica :(

    ResponderExcluir
  3. Ficou uma chiadeira aguda, acho que a fonte injeta um monte de ruido no som. Alguma idéia de como resolver isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CD-ROM tem ajuste de volume? Às vezes pode ser problemas no trimpot que regula o volume, tente mexer um pouco no mesmo para ver se o chiado some.

      Excluir

Postar um comentário