Pular para o conteúdo principal

A Moedinha Número 1




Nos quadrinhos clássicos da Disney, a Moedinha Número 1 é a primeira moeda que o Tio Patinhas ganhou na vida (aos dez anos) e ele a mantém devidamente preservada como um talismã. Recentemente o Blog também obteve a sua Moedinha Número 1, pois acumulou o seu primeiro real obtido através da monetização! Isto me deixou feliz mas também ciente do enorme desafio que temos pela frente. Compartilhem das minhas percepções nesta postagem.
Conforme escrevi na postagem sobre o Blog e a minha pessoa, idealizei o Blog como um hobby pessoal para compartilhar conhecimento sobre tecnologia e principalmente sobre os PCs, um espécime que muitos afirmam estar em extinção. Pois bem, apesar do imenso prazer que tenho em produzir os materiais para o Blog, ele exige um investimento considerável em tempo (o que reduz ainda mais o pouco tempo que me sobra para ficar com a minha filha e a família, visto que permaneço no meu local de trabalho "tradicional" em torno de 10 horas por dia) e em recursos financeiros para a obtenção dos insumos para produzir todo o material. Tenho almas caridosas que me ajudam, mas pago do próprio bolso para obter uma boa parte dos componentes que ilustram e ilustrarão as matérias deste espaço, além de demais equipamentos de apoio - no texto que fiz sobre as cem primeiras postagens há mais detalhes sobre o processo de produção das matérias e artigos.

Não que eu pretenda ficar rico com o Blog, mas a monetização seria uma forma de ao menos custear parte das despesas e também uma forma de aplacar os muitos conflitos interpessoais pelos quais passo na idealização e execução do meu projeto. A primeira tentativa séria de monetizar o Blog foi quando ele tinha seis meses de vida, visto que este era um dos pré-requisitos para aprovação no Google AdSense. Porém o AdSense possui políticas (pelo menos conforme pesquisei, caso você tenha algo a compartilhar sobre isto por favor deixe nos comentários ou mesmo entre em contato comigo!) que restringiriam bastante a experiência do Blog, como por exemplo não usar muitos links nas postagens - os leitores mais frequentes sabem que eu uso e abuso de links nos textos para tentar sempre explicar e abordar os assuntos da melhor forma possível. 

Notem que esta é apenas uma constatação e não uma crítica ao serviço, visto que o Google tem todo o direito de usar a política que quiser no AdSense, sem falar que sou grato a eles por disponibilizar o Blogger como uma plataforma simples, acessível e de custo zero. Se eu tivesse que ir atrás de algum plano de hospedagem pago provavelmente vocês não estariam lendo agora estas mal traçadas linhas... eventualmente e conforme o crescimento do Blog até posso migrar de plataforma, mas por enquanto o Blogger vem atendendo muito bem.

Mas voltando ao tema da monetização, decidi partir para outras alternativas e encontrei o ótimo Egrana, o qual utiliza o sistema CPM (que é o custo por mil visualizações, ou seja, você recebe um valor pré-determinado a cada mil views do banner publicitário). Recentemente ao abrir o extrato do Blog reparei que ele acumulou o primeiro real obtido pela monetização, o que me deixou muito feliz, mas ao mesmo tempo me deixou também com a dura constatação de que está cada vez mais difícil vencer na terra das oportunidades da Internet.


OK, o Blog ainda é relativamente pequeno e com pouco tempo “de estrada”, mas pelo que apurei com grandes blogueiros e youtubers a maré não está fácil para ninguém. As razões principais são a grande concorrência das redes sociais (que “roubam” o tempo livre on-line da grande maioria, além de certas práticas mesquinhas) e utilitários como o AdBlock, que embora legítimos na sua concepção, são realmente poucos aqueles que adicionam uma exceção no software para os seus sites favoritos – fica aqui o apelo não apenas para o Blog RETROWARE, mas também em nome de todos os produtores de conteúdo.

Até mesmo grandes e consagrados autores vêm sofrendo com esta realidade. Cito dois deles que são referência nacional em tecnologia e nos quais me espelho: Gabriel Torres (cujo ótimo editorial Como o Facebook está destruindo a Internet merece ser lido e refletido), autor de vários livros e criador do Clube do Hardware, referência nacional em tecnologia e que até recentemente operava com prejuízo. Cito ainda o grande Carlos E. Morimoto, também autor de diversos livros, criador da saudosa distribuição Linux brasileira Kurumin e idealizador do ótimo Guia do Hardware (atual Hardware) e que recentemente desistiu dos seus projetos relacionados à tecnologia para se dedicar a outros projetos pessoais.

Assim sendo toda ajuda é bem-vinda, seja com parcerias, publicidade ou mesmo com a doação de componentes antigos (logicamente que custeio o frete). Não posso prometer grandes sorteios ou outras vantagens mirabolantes, porém os vossos nomes serão eternizados na minha página de agradecimentos. E também desabilitar o AdBlock e similares para o Blog ajuda muito mais do que vocês possam imaginar! :-)

Finalizando, apesar do prognóstico deveras sombrio e da escassez de tempo, se Deus quiser vocês não ficarão livres de mim tão cedo! Sou apaixonado por tecnologia, PCs e adoro compartilhar o conhecimento (sonho também um dia ser professor universitário), e tudo o que é feito com amor sempre prospera!

Um grande abraço e muita paz para todos!

Michael Rigo
Outubro de 2014


Comentários

Postar um comentário