Pular para o conteúdo principal

WD contra-ataca e também anuncia discos de 8 e 10 TB

Como diria aquele "velho deitado", nada como a velha e saudável concorrência! Após algumas semanas do anúncio da Seagate dos primeiros discos rígidos do mundo com 8 e 10 TB de capacidade, a Western Digital através da sua subsidiária HGST também anunciou no início da semana o lançamento de discos de até 10 TB de capacidade.

Disco de 10 TB. Fonte: HGST

Porém diferentemente da Seagate, a WD (ou a HGST...) deu alguns detalhes da tecnologia empregada: as unidades internamente utilizam Hélio ao invés do ar comum, o que reduz o atrito entre as partes móveis, a temperatura e o consumo de energia. Os discos utilizam também a tecnologia de gravação denominada de Shingled Magnetic Recording (SMR), ou gravação magnética em telhas. Nesta tecnologia as trilhas de dados na superfície magnética do disco são posicionadas com uma pequena sobreposição, em um arranjo que lembra telhas em um telhado, o que permite ampliar a densidade de armazenamento - em outras palavras, aumenta a quantidade de dados que são gravados em um mesmo espaço físico. Nos discos tradicionais baseados na tecnologia de gravação perpendicular as trilhas são posicionadas lado a lado.

A unidade de 8 TB já está pronta e a de 10 TB está nas avaliações finais. A WD promete que estes discos terão um menor custo por gigabyte de armazenamento do que as soluções da rival e também pretende ser a primeira a lançar comercialmente o disco de 10 TB.

Veja também:

Comentários