Pular para o conteúdo principal

As mídias ópticas ainda vivem (2): Pioneer está desenvolvendo disco Blu-ray de 256 GB por face

Sim, as mídias ópticas estão dando mais uma demonstração de que não querem morrer tão cedo! Depois da Sony e da Panasonic terem anunciado o Archival Disc, a Pioneer anunciou que está trabalhando em uma revisão do formato Blu-Ray para comportar até 256 GB de dados por face do disco!

A técnica para obter este resultado é a colocação de oito camadas de 32 GB em cada face do disco, totalizando 256 GB. Se forem usadas as duas faces da mídia o total vai para 512 GB de espaço de armazenamento! Para efeito de comparação, os discos Blu-ray tradicionais suportam até três destas camadas por face.

A Pioneer não deu maiores detalhes técnicos de como conseguirá obter este resultado, limitando-se apenas a citar que está desenvolvendo uma camada especial, batizada de camada-guia, que fornecerá para o feixe do leitor ou do gravador uma espécie de trilho ou caminho para o acesso a todas as camadas de dados disponíveis no disco. A empresa também anunciou que eventualmente poderá lançar mídias com até doze camadas de 32 GB, totalizando 384 GB por face.

Finalizando, ao contrário do Archival Disc esta não será uma mídia inteiramente nova, mas sim uma versão expandida do formato Blu-ray que mantem todos os demais parâmetros de compatibilidade com o padrão. Isto significa que muito provavelmente os aparelhos e gravadores de Blu-ray atuais suportarão os discos com capacidade expandida mediante uma simples atualização de firmware. A Pioneer não informou quando será o lançamento comercial destas mídias, ou mesmo se elas serão efetivamente lançadas.

Veja também:

As mídias ópticas ainda vivem (3): Blu-Ray Disc Association anuncia disco para conteúdo em 4K
As mídias ópticas ainda vivem: Sony e Panasonic tem planos para lançar disco de 1 TB!

Comentários

Postar um comentário