Pular para o conteúdo principal

As mídias ópticas ainda vivem (3): Blu-Ray Disc Association anuncia disco para conteúdo em 4K

Sim, as mídias óticas continuam recusando-se a morrer: nesta semana a Blu-Ray Disc Association, associação de diversos fabricantes que gerencia os padrões da mídia azul, anunciou o lançamento de um disco Blu-Ray (cujo nome comercial será Ultra HD Blu-Ray) com suporte a conteúdo na resolução 4K (3840 X 2160) rodando a 60 quadros por segundo. Para tanto, a nova mídia suportará até 33 GB de dados por camada e utilizará o codec H.265. Logicamente que será necessário um novo aparelho compatível com as mídias atualizadas, alimentando o velho ciclo da obsolescência programada.

Se este novo padrão será relevante é difícil dizer, mas realmente ele terá um caminho difícil pela frente visto que mesmo o Blu-Ray atual não caiu nas graças do povão (o DVD ainda é a mídia física mais popular por larga margem). Talvez seja uma boa opção para aqueles que não tenham uma conexão boa o bastante para obter conteúdo em 4K diretamente pela Internet.

Veja também:

Comentários

  1. A mídia física persiste, acho muito bom isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ainda acho muito mais confortável assistir a um filme em DVD ou Blu-Ray esparramado no meu sofá do que sentado na frente do PC! Tanto que montei um HTPC com uma unidade de Blu-Ray especialmente para isto... :-)

      Excluir

Postar um comentário