Pular para o conteúdo principal

Como criar uma imagem de instalação do Windows em um pendrive ou cartão SD

Hoje em dia há muitas situações onde é interessante transferir a imagem de instalação do Windows para dispositivos como pendrives ou cartões SD. A primeira destas situações, sem dúvida, vem do fato das unidades ópticas estarem caindo em desuso como forma de armazenar dados e muitos equipamentos não mais contam com tais unidades. O segundo fato é que a instalação via pendrives ou cartões SD tende a ser bem mais ágil e rápida se comparada às mídias ópticas. 

Existem diversos softwares disponíveis para gerar uma imagem de instalação do Windows em tais dispositivos, alguns pagos e outros gratuitos. O meu preferido é o ótimo e gratuito WinUSB Maker do programador autodidata brasileiro Michel Oliveira (também conhecido como Josh Cell).

EDIT 05/06/2017: a minha recomendação atual de software para esta finalidade é o Rufus.




Recentemente o software ganhou o patrocínio da Zotac (merecidíssmo, diga-se de passagem) e passou a se chamar Zotac WinUSB Maker. O aplicativo funciona (tanto para operação quanto para a geração do instalador) com todos os Windows a partir do XP (incluindo os Windows Server) de 32 ou 64 bits.

A sua operação é bastante simples. Primeiro, insira o pendrive ou cartão SD para o qual será transferida a imagem de instalação. Importante: todos os dados do dispositivo serão apagados, então não utilize uma unidade que tenha arquivos importantes! Em seguida execute o software, que não requer qualquer tipo de instalação e roda "direto" do executável. É necessário também um pendrive ou cartão SD de pelo menos 8 GB, principalmente para as imagens de instalação a partir do Windows Vista.

Agora abra o Meu Computador ou o Windows Explorer e localize entre as unidades de disco o pendrive ou o cartão SD. Clique sobre ele e o arraste até a interface do WinUSB Maker, conforme a imagem abaixo:


O software então irá verificar a unidade e checar se já há alguma outra imagem de instalação presente. Agora é a vez de fazermos o mesmo procedimento para a mídia de instalação do Windows, que pode ser tanto um DVD quanto uma imagem ISO. No caso do DVD, basta refazer o procedimento descrito anteriormente porém arrastando a unidade referente ao DVD ao invés do pendrive ou cartão SD. Para utilizar um arquivo de imagem do tipo ISO, basta localizar a pasta onde a mesmo se encontra e arrastá-lo para a interface do WinUSB Maker, conforme demonstrado abaixo:


O software irá checar a integridade do arquivo ISO e analisar de qual versão do Windows é o instalador. Para iniciar o processo de transferência da imagem de instalação basta clicar em Make USB Bootable. O software irá solicitar uma confirmação para prosseguir. 



Caso você tenha um sistema com suporte ao modo EFI (o que é o meu caso) o software permite também habilitar este modo, porém para isto é necessário uma unidade de armazenamento de 32 GB - como o meu pendrive tem apenas 8 GB, escolhi "No" para gerar a imagem de instalação sem o EFI. A grosso modo, o EFI é um novo padrão de firmware para PCs que tem por objetivo substituir os antigos BIOS tradicionais, que vem desde a época dos primeiros PCs.


O processo de transferência dos arquivos da instalação do Windows é iniciado e pode levar vários minutos.



Após a conclusão da transferência, basta fechar o WinUSB Maker e ejetar o pendrive ou cartão SD pelo Windows antes de removê-lo fisicamente do sistema. Tudo pronto: agora você tem em mãos um instalador do Windows em um dispositivo alternativo. Basta somente configurar o PC onde será feita a instalação para inicializar (o popular "dar boot") a partir deste dispositivo.

Um grande abraço e até a próxima!

Veja também:

Comentários

  1. Creio ser esse o caminho, cada vez menos mídias físicas, no máximo memoria SD mesmo, infelizmente essa porcaria de Cloud está fazendo isso com o mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mídias físicas se tornarão cada vez algo de nicho mesmo, mais ou menos como ocorre com os discos de vinil hoje em dia.

      Excluir

Postar um comentário