Pular para o conteúdo principal

Rode o Windows 95 diretamente no seu navegador

Sem dúvida o Windows 95 foi um divisor de águas para o mundo da tecnologia. O veterano sistema operacional que completou 20 primaveras no ano passado ainda continua a receber homenagens: a última delas é a possibilidade de rodar o sistema diretamente no seu navegador, e o que é melhor, sem precisar instalar qualquer plugin!

A façanha é possível com a utilização do emulador Emscripten que converte as instruções escritas em C/C++ para JavaScript em tempo de execução, permitindo que as mesmas sejam processadas pelos navegadores Web. A emulação ainda não é perfeita, há problemas de estabilidade em algumas aplicações como o Internet Explorer (tinha que ser...) mas nada que tire o brilho do projeto.

Como aficionado por retrocomputing prefiro executar softwares antigos em hardware da época, no máximo em uma máquina virtual, mas sem dúvida é uma ótima inciativa para quem quiser relembrar (ou conhecer) o ancestral do Windows 10 de forma fácil e rápida. Clique aqui (você pode ignorar o alerta com os dizeres legais) e delicie-se com o Windows 95 rodando diretamente no seu navegador - como curiosidade, o hardware emulado é um 80486 com 16 MB de RAM. Leva um tempinho para o sistema subir, tenha paciência.

Comentários