O tempo realmente voa! E não é que um dos softwares mais icônicos de todos os tempos já é trintão? Pois é…
Que o Windows 95 é uma verdadeira colcha de retalhos em termos de arquitetura é algo inegável, sendo um sistema híbrido de 32 e 16 bits que usa o MS-DOS para iniciar. Porém aqui não falarei de aspectos técnicos, tema que já abordei com riqueza de detalhes no aniversário de 20 anos do sistema, lá no comecinho do blog.
Nesta ocasião mostrarei o seu enorme impacto cultural, algo que nenhum outro software conseguiu atingir até hoje. Começando pelo comercial de lançamento, com a marcante trilha sonora dos Rolling Stones.
Dadas as limitações da época, certamente que o Windows 95 foi um enorme projeto e terminá-lo deve ter sido um grande alívio, tanto que os tios Ballmer e Bill comemoraram bastante no evento de lançamento (para quem tiver curiosidade, o evento completo com a participação do Jay Leno pode ser visto aqui). 😜
Com o Windows 95, pela primeira vez os PCs tinham uma interface e usabilidade do mesmo nível dos Macs, e naturalmente na época o hype estava nas alturas. Lembro-me muito bem, ele era assunto em todas as publicações técnicas e mesmo na mídia tradicional, em um tempo onde a Internet comercial ainda era quase inexistente. Não é à toa que a procura foi enorme do dia do seu lançamento, que foi exatamente em 24 de agosto de 1995 nos EUA.
No resto do mundo ele demorou um pouco mais para chegar (lembrem-se: não havia distribuição digital de software...), mas também causou furor.
O impacto cultural foi tão grande que até uma muito bem humorada paródia musical ele teve, feita pelo músico Bob Rivers e homenageada por um fã, cujo vídeo viralizou mesmo quando ainda faltavam dez anos para o surgimento do VocêToba - a distribuição era feita quase sempre em disquetes com um arquivo de péssima qualidade. Outros tempos.
Aqui entre nós: podemos dizer que esta paródia continua atual até hoje, é só trocar o nome Windows 95 por Windows 11... 😂
Mesmo sendo bastante imperfeito, o Windows 95 com certeza foi um daqueles produtos disruptivos que mudaram o mundo e ficará marcado para sempre na história, não apenas da tecnologia.
Eu tenho boas lembranças dele, afinal no meu primeiro curso de Informática (sim, estou ficando velho!) usei PCs com o sistema! Só que em casa acabei usando mais o 98SE e o ME!
ResponderExcluirEu comecei antes, no DOS mesmo... a primeira interface gráfica que vi foi o Windows 3.1 um tempo depois, que me fez ficar babando. Mas o Windows 95 o deixou instantaneamente obsoleto, foi uma revolução.
Excluir