Pular para o conteúdo principal

GTA VI no PC? Sente e espere…

Acho que todos que não estão com a cabeça enterrada em um buraco já devem ter visto o trailer do novo GTA, que será lançado em 2025 para o PS5 e os Xbox Series S/X. Já para a PC Master Race a espera será ainda mais longa, o que nos leva a alguns questionamentos.


Pois é. Enquanto que a turminha dos consoles poderá desfrutar desta maravilha já no lançamento (inclusive os donos do “humilde” Series S...), os pczistas que pagaram um rim numa RTX 4090 tijolão terão que esperar mais alguns anos, e se bobear ainda trocarão de placa de vídeo novamente quando o jogo sair.

Faz cada vez menos sentido jogar no PC. Além dos constantes e caros upgrades de hardware, a plataforma sempre fica em segundo plano nos lançamentos – o GTA é apenas mais um exemplo disso, onde franquias demoram anos para chegar ao PC e quando chegam na maioria das vezes estão porcamente otimizadas (fazendo a PC Master Race correr para trocar novamente a placa de vídeo).

Estou cada vez mais convencido de que o XPCBox será o meu último PC Gamer, e a RTX 2080 Ti a última placa de vídeo cara que comprei. Provavelmente aguardarei o lançamento do PS5 Pro para ver o seu preço no Bostil – que ainda deverá ser bem mais barato do que uma placa de vídeo topo de linha – para voltar a ser um feliz consolista.

E pensar que o último console que comprei foi um Xbox 360 há uns 15 anos apenas para jogar o Beatles Rock Band e os títulos da franquia UFC, mas nesta época ele era somente a minha opção secundária para os jogos que nunca saíram para PC. A última vez que tive um console como plataforma principal de entretenimento foi com o Mega Drive no início dos anos 1990.

O mundo dá voltas.

Comentários

  1. Eu sempre fico fora do hype dos lançamentos por causa dos preços salgados. Sempre espero o jogo ficar mais barato para eventualmente comprar e jogar. Eu concordo com você, nos últimos anos aqui no Brasil está inviável montar um PC gamer sem gastar tanto dinheiro. O meu videogame mais moderno é um PS3 e estou pensando em começar a juntar dinheiro para adquirir um PS5,XBOX está fora de cogitacao porque não quero console rodando Windows aqui em casa e porque aqui no Brasil nem vendem mais mídia física para ele...

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, o poderio do PS5/Series X (e mesmo do "proletário" Series S em 1440p) acabou com o custo benefício dos PCs. Ao contrário do colega JTBA ABTJ, eu adoro o sistema operacional do Xbox One+: é estável feito uma rocha e a GUI é muito boa desde a reforma geral feita na mesma época em que adotou como base a infra do Windows 10, lá por 2016.

    Quase troquei meu Xbox One Fat pelo Series S quando andou pouco mais de 2000 contos, mas desisti pela penca de mídia física que tenho aqui. Hoje compro tudo digital, mesmo porque diminuiu muito a disponibilidade de mídia física. Vou levando, talvez algum dia faça um desatino indo num Series X, quem sabe... kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também compro jogos digitais principalmente na Steam, mas a disponibilidade de mídia física faz toda a diferença para mim. Tanto que ainda tenho tocador de CD e ouço música nesse formato e ainda compro esse tipo de mídia.

      Excluir
  3. A meu ver a escolha entre os consoles vai mais pelo que você quiser jogar.

    Atualmente tenho uma leve preferência pelos exclusivos da Sony, mas após a MS comprar uma porrada de produtoras pode ser que isso mude num futuro próximo, talvez na próxima geração dos consoles. Nunca se sabe.

    ResponderExcluir
  4. É o mesmo cenário do GTA V... o jogo demora para sair pros PC's, deixando os PCzistas como gamers de "segunda categoria". Não vejo como inteligente algo esse tipo de coisa. Depois que o jogo sair pros PC's ainda tem a questão dos requisitos para rodar o jogo de maneira aceitável, o que pode forçar upgrades ou a compra de um pc novo. Junte isso às péssimas escolhas econômicas feitas pelo governo atual (protecionismo, aumento de impostos, sobretaxas de produtos importados) e será inviável montar um PC novo, devido ao alto custo. E por fim, se vc pretende comprar um console, o peso das escolhas econômicas governamentais também terá sua influência, pois a tendência é o console ficar ainda mais caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil não serve de referência para nada. PS5 custa 500 dólares/euros nos EUA/Europa. Nós é que somos fodidos.

      Excluir
    2. Sim, isso é verdade. Os produtos para nós sempre são mais caros em termos de horas trabalhadas necessárias para comprá-los. Igualmente certo é que o governo atual, com toda a sua ideologia socialista, desenvolvimentista e protecionista vai levar nosso país ainda mais à ruína e isso vai impactar ainda mais negativamente no nosso acesso a esses produtos, que ficará ainda mais difícil. O própria taxação de produtos importados é o exemplo mais claro disso. Quantas pessoas deixarão de ter acesso a hardware mais barato devido a essa super taxação?

      O atual chefe do poder executivo e legislativo a nível nacional nunca escondeu que não tem um pingo de responsabilidade fiscal e é ideologicamente alinhado a ditaduras socialistas na América Latina e mundo afora.

      Excluir

Postar um comentário