Pular para o conteúdo principal

O LTSC 2021 é o último Windows raiz

Com o fim do Windows 10 oficialmente declarado muitos estão pensando em qual sistema operacional utilizar, mas talvez uma mudança não seja assim tão necessária.


Mas que diabo é esse tal de LTSC?

O LTSC (Long Term Service Channel) é uma variante do Windows 10 Enterprise voltado para empresas com um prazo de suporte estendido. A última versão lançada do LTSC é a 2021, baseada na compilação 21H2 do sistema e que terá suporte até janeiro de 2032. 😮

E como diriam aqueles antigos anúncios de telemarketing, não é só isso!

Por ser voltado a clientes corporativos o LTSC não vem com aquele monte de tralhas bloatwares que acompanham as versões regulares do sistema. Sim, ainda temos um Windows raiz!

Tirando os tradicionais acessórios do Windows, o Edge é o único software que vem incluso

O único “problema” do LTSC é que ele é oficialmente oferecido apenas em contratos corporativos de grande volume, assim você não vai conseguir obtê-lo da forma tradicional pelo aplicativo Media Creation Tool. Mas não se preocupe, bastam apenas cinco minutos no tio Google para obter o ISO e formas de ativação sem o uso de softwares suspeitos. Não colocarei tais links aqui por motivos óbvios.

Sem dúvida que essa versão é uma ótima opção aos que não gostaram do Windows 11, e/ou que não possuam hardware oficialmente compatível (e que ainda queiram permanecer no mundo das janelas). Não vir cheio de tralhas inúteis também torna o LTSC melhor adequado para máquinas mais modestas.

Eu gostei tanto dele que o coloquei no AF Tester ao lado do Windows 7. Long live LTSC!

Comentários

  1. Opa, aí sim! Vai ser uma bela chance de ver o quanto o desempenho melhorou, ou piorou, nos jogos usando os dois sistemas, usando o último driver compatível com ambos, claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desempenho em jogos é o mesmo, o que muda mesmo é a responsividade do sistema como um todo, que fica decente até em HDs!

      Excluir
  2. No meu PC de trabalho migrei do Windows 10 para o 11 assim que a nova versão foi lançada e não me arrependi! No meu Pc de uso pessoal (que é mais antigo) migrei do Windows 10 + Ubuntu 20.04 para Debian 11 e continuarei com ele até lançar a versão 12 (pretendo atualizar)! Muitos gostam do Windows 10, mas eu nunca gostei dele porque tive uma série de problemas usando o sistema (ex.: perdas misteriosas de arquivos).

    ResponderExcluir

Postar um comentário