Pular para o conteúdo principal

Thundertester #2

Veja aqui como foi a montagem do Thundertester, o PC oficial de testes de hardware clássico do blog.

Atualização de março de 2024: agora este projeto é para uso em bancada apenas, sem o gabinete. Esta postagem foi mantida apenas para fins históricos.


Começamos com o lindo Athlon Thunderbird instalado no soquete 462 da Asus A7V133-C:


Aqui a placa-mãe está fixada no gabinete com o cooler do processador instalado. A ventoinha original do chip ponte norte estava queimada e assim a substituí por outra oriunda de um cooler para 486, que coube perfeitamente no suporte original.


Agora já temos a fonte de alimentação, os pentes de memória e a placa de rede instalados. Uma vez que não há um subsistema de vídeo onboard, usei uma simplória Trident 9680 PCI apenas para fazer o PC “dar vídeo”.


Montagem finalizada. Gabinete moderno, configuração clássica. 😎



Positivo e operante! Já deixei um cabo flat de 80 vias instalado na porta IDE secundária para agilizar os testes com discos rígidos.


Seguem mais informações sobre o processador levantadas pelo CPU-Z Vintage:


Bem como da interface da memória. Notem que ela está operando de forma síncrona (1:1) com o barramento frontal, o que permite um melhor desempenho.


Esta plataforma foi a base para os testes com todas as placas de vídeo e discos rígidos antigos já feitos pelo blog até o momento, e será também para os muitos futuros testes. Fique ligado!

Por fim, todas as informações sobre este PC podem ser vistas aqui. Até a próxima!

Comentários

Postar um comentário