Pular para o conteúdo principal

Ladrões virtuais pé de chinelo #14

Após uma longa ausência a série que mostra as mais toscas tentativas de golpe está de volta! 👊


O górpi do Pagseguro

Nesta última madrugada recebi uma série de e-mails sobre supostas compras pelo Pagseguro. Os valores eram aleatórios mas o nome da loja falsa era sempre o mesmo (a tal da "Nordic Store"), e acho que nem preciso dizer que o link que aponta para o “customer service” do Pagseguro é falso.


Igualmente volumoso foram os e-mails com a conclusão das supostas compras: em alguns deles a transação 171 não teria sido autorizada e em outros ela o foi. O número falso do cartão de crédito é aleatório e diferente em todos os e-mails.


O górpi da Caixa

Caramba! Clonaram o meu cartão! E agora, quem poderá me salvar? 😱


Embora a mensagem SMS tenha alguma semelhança com a legítima ela não resiste a uma análise mais criteriosa, e certamente que este número 0800 vai apontar para um celular em algum presídio. Aqui entre nós: desde que surgiu o telefone celular falam que vão colocar bloqueadores de sinal nos presídios. Esse país cansa.

O que fazer?

Primeiramente, respire fundo e se acalme. Não faça nada no calor da emoção.

Estando mais calmo(a), use os canais oficiais do banco ou da administradora do cartão de crédito para verificar se os supostos débitos realmente ocorreram. Repito, os canais oficiais: pode ser o aplicativo ou o telefone de atendimento que sejam amplamente divulgados pela instituição. Não saia abrindo qualquer link ou telefonando para qualquer número que constam nas mensagens golpistas.

O sucesso de tais golpes depende do que é chamado de engenharia social e visa grupos mais vulneráveis, tais como idosos e pessoas menos versadas em tecnologia. Desta forma, fiquem à vontade para compartilhar esta postagem com aqueles que lhe sejam caros.

Comentários