Pular para o conteúdo principal

Deu a louca no mercado de hardware antigo

Farei aqui o react de alguns anúncios de hardware antigo que encontrei recentemente. Não recomendado para pessoas com problemas cardíacos ou facilmente impressionáveis! 😱


Comecemos por este kit soquete 3 composto por uma PC-Chips M919 e um AMD 5x86 de 133 MHz, exatamente o mesmo que uso aqui. A placa é bem razoável e o 5x86 é um clássico, mas longe de valerem esta pequena fortuna:


Esta placa 386 chamou-me a atenção pelo fato de contar com o barramento VLB, o que é bem difícil de achar fora da plataforma soquete 3, e o preço até que está "menos caro" do que a média dos anúncios.


Porém fotos do próprio anúncio mostram que a porcaria da bateria de Ni-Cd vazou e corroeu uma área considerável da placa, o que demandaria um grande esforço de reparo e sem a menor certeza de que ela voltará a funcionar. E ainda está sendo vendida como sem teste e sem garantia! Se estivesse por no máximo uns cem pilas eu até arriscaria.


O maior problema dos discos rígidos MFM e RLL é que a mídia magnética deles sofre com uma elevada deterioração pelo tempo. Já devo ter testado uma dúzia deles e apenas um funciona parcialmente, tanto que preferi deixá-lo guardado sem uso.

Isto posto, qual seria o sentido de um valor desse? Mesmo que esteja funcionando (o anúncio não fornece nenhum detalhe) ele pode simplesmente falhar sem aviso prévio a qualquer momento.


Por fim, uma SB16 por 500 contos. Realmente complicado.


Foi-se o tempo em que colecionar hardware antigo era um hobby barato... e olha que nem citei as placas 3dfx, notórias pelos preços inflacionados. Nos primeiros anos do blog eu comprava tais componentes pagando apenas o frete e um valor quase simbólico, se fosse começar hoje certamente teria desistido por total inviabilidade financeira.

Já me chamaram de louco por gostar de "tralhas velhas". Louco posso até ser, mas burro não!

Comentários

  1. Primeiro que essas coisas nem aparecem no mercado livre, mesmo assim no ebay é caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quase não vejo retrohardware no ml, só no ebay, e mesmo assim lá os preços são absurdos e quando não são, tem o frete absurdo, triste

      Excluir
    2. Pois é, está caro em todo lugar.

      Excluir
  2. Realmente está complicado colecionar retrohardware pelo fator preço. As peças são vendidas no estado em que se encontram e por valores astronômicos. Um absurdo! Lembro-me que há dez anos eu comprei a minha VX PRO com K6-2 400 e 64MB de memória por apenas 40 reais + frete... e ainda recebi rabichos e umas placas de brinde. Comprei também um KIT placa mãe de 486 + processador por 60 reais + frete. Sei que tenho uma fortuna guardada aqui. Melhor investimento que esse só bitcoin kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, dado o crash das criptomoedas acho que o hardware antigo está vencendo... rsrsrs
      Lembro que uma vez comprei uma plaquinha 386 e o cara me mandou junto de brinde uma Sound Blaster 16, uma AWE32, uma placa de rede e uma placa de I/O, e todas estavam funcionando perfeitamente. Outros temos.

      Excluir
    2. Caraca sounblaster de brinde? Loucura kkk

      Excluir
    3. Pior que sim. Acho que o cara estava querendo esvaziar o armário dele.

      Excluir
  3. Deixa ficarem com os cacarecos encalhados. 💤 Está valendo mais a pena ser um Xeonzeiro do AliExpress. O que tem de gente, pelo menos no Clube do Hardware, com esses Xeons... os chineses até fabricam placas novas para eles. Parece que os chipsets são seminovos, aproveitados de outras placas (viva a reciclagem!). As melhorzinhas são as Huananzhi e Machinist; o resto não presta segundo o 1lokos (usuário do fórum). Não são lá essas coisas, o BIOS não é dos melhores, mas funcionam, até com UEFI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os chinas retiram o chipset de placas mortas e soldam novamente nas placas "novas" deles. Os Xeons são as "alegrias de pobre" rsrsrsrs

      Esses tempos atrás comprei um kit X79 (LGA 2011) lá do Ali por uma pechincha, chegou em uns 20 dias e sem taxas pelo valor baixo. Está na fila para análise. :-)

      Excluir
    2. Meu PC é um Xeon E3-1230 V2, com uma placa dessas ''novas'', SSD Goldenfir 512GB, GTX 1060 comprada usada também, funciona perfeitamente, roda W10 sem nem piscar, roda 95% de tudo que preciso, SSD com 95% de saúde. Comprei em inicio de 2020, um pouco antes da superinflação, paguei bem menos do que esperava, vai demorar pra eu trocar ele, só se ele explodir literalmente.
      Agora existe até placas da geração 1155 com slot M2, isso foi uma grande surpresa pra mim, e pelas vendas, o mercado dos Xeons está super aquecido, é o jeito pra fugir dos preços que estão as coisas

      Excluir
  4. Eu parei de colecionar Hardware antigo em 2016 (vendi todos os micros :( )por causa dos preços abusivos e do pouco espaço que tenho aqui em casa! Infelizmente os preços exorbitantes não são apenas de peças de PCs, os videogames e jogos também sofrem com isso. Em 2019 procurei um Genesis (Mega Drive americano) para comprar e até achei um no Mercado Livre, mas o dono queria R$ 2.500,00 pelo videogame... Acabei comprando um Mega Drive 2017 novinho por R$ 300,00 mesmo! Mantenho uma pequena coleção de videogames e jogos, mas o pouco que tenho paguei preços justos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Um pouco antes dessa alta absurda eu consegui realizar o sonho de adorador de Mega Drive e fechei o combo com um Mega Drive III, um Sega CD e um 32X, todos da TecToy.
      Um sonho absoluto de consumo que só consegui realizar depois de velho...

      Excluir
  5. Infelizmente, a tendência é que o preço dos hardwares antigos é subir ainda mais à medida que forem ficando mais raros. Daqui a pouco vai ter KIT socket 478, 462, 775 custando os olhos da cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Os Kits DDR1 já estão bem raros de se encontrar. Qual coisa abaixo disso é praticamente impossível, e se achar, tem preços absurdos. Os DDR2 ainda encontra com facilidade, principalmente os LGA775. Tenho o meu pequeno estoque aqui de 775, uns 04 ou 05 Kits.

      Excluir
    2. Soquete 462/370/slot 1 ainda acha-se uns kits com preços aceitáveis, mas tem que procurar bastante.

      Excluir
  6. Hoje colecionar hardware antigo é difícil. Tudo subiu muito.

    A melhor forma é via olx/ml, especialmente olx. A melhor forma de encontrar bons negocios é a mais lenta: pesquisar de forma inespecifica: pesquisar no olx pc velho, computador antigo, notebook antigo, etc.

    Já cheguei a ver gente vendendo pc k6 funcionando por 30 reais a algum tempo atrás, notebook ibm com win 98 por 200, etc. Única coisa que me arrependo foi de não ter comprado um toshiba libretto que vi a venda há 3 anos atrás por 200 reais funcionando e em bom estado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro que em 2020 eu vi um machintosh se funcionando no olx por 1000 reais, estou arrependido de não ter comprado, mas acho que foi melhor assim, na época eu não entendia muito sobre retrohardware

      Excluir

Postar um comentário