Pular para o conteúdo principal

Bomba! Microsoft vai lançar a sua própria distribuição Linux!

O Windows como o conhecemos está com os dias contados. A gigante de Redmond anunciou hoje uma profunda reformulação no seu sistema operacional, sendo a maior mudança de paradigma desde o NT em 1993. Todos os detalhes estão aqui!


Com o pragmatismo que vem marcando as suas últimas decisões, a Microsoft anunciou hoje que a próxima versão do seu sistema operacional terá kernel Linux, basicamente tornando-se assim a sua distribuição oficial. Conforme as palavras do CEO Satya Nadella:


"Os muitos problemas do Windows 11 deixaram claro para nós que o kernel NT chegou ao limite de desenvolvimento, e que acrescentar novos recursos será algo cada vez mais demorado, caro e com grandes chances de falhas.

Com o Linux poderemos focar os nossos esforços na interface e em portar os nossos aplicativos, deixando a parte do kernel com quem realmente entende"


Desde que Nadella substituiu Steve Ballmer (que via o Linux como um câncer) como CEO a atitude da gigante de Redmond em relação ao Linux e ao software livre mudou radicalmente, tendo até mesmo ingressado na Linux Foundation e produzido recursos como o Windows Subsystem for Linux (o WSL). Vale lembrar que a empresa já possui uma distribuição, a CBL-Mariner, voltada para servidores da sua plataforma Azure.

Conhecido internamente como Projeto Antártida (seria uma referência ao continente onde mais tem pinguins?), o “Microsoft Linux” ainda tem detalhes técnicos escassos. Os rumores mais recorrentes dizem que a empresa está desenvolvendo uma interface que rodará em Wayland, idêntica ao do Windows atual. E também que haverá uma versão do Wine customizada para rodar os aplicativos atuais, que seria a Winsetta.

Horas depois do anúncio surgiu na Web uma captura de tela que supostamente seria do Projeto Antártida ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento, a qual reproduzo aqui. Tirem as suas próprias conclusões sobre a veracidade da mesma.



Em tempo, oficialmente o Projeto Antártida ainda não tem um nome comercial definido. Conforme os supracitados rumores o nome favorito da alta cúpula da empresa seria winOS. A confirmar!

Comentários

  1. Se hoje fosse dia primeiro de abril eu até ia pensar que é brincadeira! 😂😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, do jeito que o tio Nadella é meio louco, não duvido de mais nada!

      Excluir
  2. Zoeiras à parte, pelo menos as coisas melhoraram bastante nos últimos anos! Não consideram mais o Linux como um câncer e liberaram alguns aplicativos para o sistema: como Visual Studio, Skype e Teams!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ainda bem que o fanfarrão do Ballmer pediu para sair!

      Excluir

Postar um comentário