Pular para o conteúdo principal

O ótimo suporte a impressão do Debian

Recentemente tive uma grata surpresa com o suporte a impressão do Debian. A dificuldade para fazer impressoras funcionarem definitivamente é coisa do passado!


Tenho uma boa dose de ojeriza a papel, ainda mais em pleno ano de 2022. Em função disto fazia um bom tempo que não usava a minha impressora, que é uma HP Deskjet Advantage 3516 com suporte a Wi-Fi a qual tenho desde 2013. No Linux então há muitos anos que eu não configurava uma impressora.

Pois bem, nesta última semana precisei imprimir um documento e tive uma grata surpresa: com a HP conectada à minha rede Wi-Fi abri o gerenciador de impressoras do KDE e não é que ela já estava lá, pronta para uso, sem eu ter feito absolutamente nada?


O meu primeiro pensamento foi que era bom demais para ser verdade! Ainda desconfiado (quando a esmola é demais o santo desconfia, como já dizia aquele velho deitado) mandei imprimir uma página de teste esperando que ia dar algum problema, e não é que funcionou redondinho? Wow! O documento que eu tinha que imprimir também foi de boa.


Se eu estivesse no Windows teria que caçar o driver no site da HP, baixar e instalar manualmente, e ainda tomando o cuidado de não instalar também o monte de bloatwares que vem junto.

Quem disse que o Debian (e o Linux) é difícil? 😀

Comentários

  1. O suporte a Impressora melhorou muito mesmo, deixando de ser un simples driver. Eu tenho um Epson L3150, no Zorin OS, inclusive ele tem umas opções avançadas de impressão que são similares ao programa que vem em CD pra instalar no Windows.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, minha impressora L375, ainda não funciona direito no linux, o ubuntu 22.04 instalou ela como generic text printer, o jeito é usar uma máquina virtual com windows xp pra imprimir

    ResponderExcluir

Postar um comentário