Pular para o conteúdo principal

Engavetando bits

Recebi uma doação muito útil: uma gaveta para discos rígidos IDE, que facilita bastante a tarefa de preparar e mover dados para estes discos.

Eis a gaveta, que possui até uma pequena ventoinha para ajudar na refrigeração:

O frontal conta com uma haste que facilita muito as operações de inserir e remover os discos, além de uma trava (o botão circular) que impede que o disco seja removido e LEDs que indicam o status (se ligado ou não) e a atividade.

A conexão PATA/IDE interna é provida por um cabo de 40 vias e assim o modo de acesso fica limitado ao UDMA2 (33 MB/s), o que é plenamente suficiente para a grande maioria dos discos rígidos IDE.

Na parte de trás estão a interface para conexão à placa-mãe e o conector de alimentação:

Com um disco rígido instalado:

Instalei a gaveta no PC Rebuild #7, que consiste em um Athlon 64 X2 com o Windows XP x64 Edition. As vantagens são muitas: os discos podem ser particionados e formatados com muita rapidez (quem já particionou discos maiores com o lento FDISK do MS-DOS sabe do que estou falando...), além de saírem com todos os arquivos necessários já copiados (como os instaladores do Windows e de demais softwares e drivers), uma vez que o Rebuild #7 conta com uma conexão ativa à rede local.

Por fim, gostaria de agradecer ao amigo Fabiano Ochmat pela doação deste item, além vários outros componentes muito bons que serão abordados futuramente.

Até a próxima!

Comentários

  1. Eu tive uma gaveta dessas, mas outro modelo, sem furos de ventilação. Era realmente uma mão na roda, eu só ficava triste por não ser um cabo de 80 vias dentro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário