Pular para o conteúdo principal

Rebuild #4 - God Of Thunder (Parte 5 – Reboot)

Resolvi dar uma repaginada no God Of Thunder, que é o PC baseado no glorioso Athlon Thunderbird e na não menos icônica GeForce 3 Ti. Agora ele roda exclusivamente o também lendário Windows 2000 Professional, que na opinião deste que vos escreve é o melhor Windows já feito pelo tio Bill.

Todos os episódios da série Rebuild #4 estão aqui. Vale a pena conferir! 

O último Service Pack do Win2K foi o 4, entretanto no finalzinho da vida útil do sistema a Microsoft lançou um pacote de atualizações que ficou conhecido como “pós SP4”:

Navegando no Windows 2000 em 2020

O último Internet Explorer compatível com o Win2K é o maledeto 6, que não consegue abrir nada além do que a busca do Google:

O Netscape 6 marcou a última tentativa da empresa de se manter relevante no mercado de navegadores, mas que não teve muito sucesso. E o resto da história nós conhecemos.

Entretanto em 2020 ele não é capaz de abrir nenhum site com conexão segura, mas também pudera: seus certificados estão expirados há pelo menos uns 15 anos...

Provavelmente o melhor navegador compatível com o Win2K é o Firefox 12:

Com ele dá para navegar com relativa normalidade, levando em conta que o “peso” das páginas atuais é demais para o Thunderbird.

Produtividade

As minhas primeiras cacetadas na criação de páginas Web foi com o MS Front Page 2000:

E as imagens eram editadas no MS Photo Editor. Ambos os softwares acompanhavam o pacote do MS Office 2000.

Programei muito com o imortal Visual Basic 6 no Win2K.

Foi o conjunto do Athlon Thunderbird com o Windows 2000 que me permitiu entrar no maravilhoso mundo das máquinas virtuais:

Desde sempre eu gosto de trabalhar ouvindo música, e nesta época música com boa qualidade de áudio somente havia nos CD´s. Este software CD Player saiu apenas no Win2K, e na minha opinião é o melhor.

Por fim, deixo informações sobre o hardware. Quando fiz a captura das imagens eu ainda não havia instalado o CPU-Z Vintage Edition, fica para a próxima! Vale notar que a tensão de alimentação está incorreta: 3 V teriam torrado o Thunderbird. 😱🔥

O Thunderbird é a junção da microarquitetura K7 dos primeiros Athlon com o cache L2 on-die do K6-III, acessado na mesma frequência do processador. Este foi o segredo do seu sucesso.

Até o próximo projeto!

Comentários

  1. Mais um Rebuilding interessante!
    Eu nunca cheguei a usar o 2000. Por acaso ele roda os jogos que rodam no XP? Li algo a respeito que existe limitações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário