Pular para o conteúdo principal

Instalando o watercooler Deepcool Castle 280 RGB

Após o unboxing e apresentação, mostro agora como é a instalação e operação deste modelo da Deepcool, até mesmo pois a documentação do produto não ajuda muito neste procedimento.

Em tempo, caso você ainda não tenha conferido, o unboxing do Castle 280 RGB pode ser visto aqui. 😉

Primeiramente, é necessário instalar as duas ventoinhas de 140 mm no radiador:

Em seguida podemos instalar as “orelhas” na base do watercooler, conforme o modelo de soquete. Elas são fixadas por quatro parafusos.

Com o backplate (que é universal) posicionado no lado das soldas da placa-mãe, devem ser parafusadas estas quatro porcas através da furação da placa:

O radiador é preso ao gabinete por oito parafusos Philips. Vale destacar que, por ser de 280 mm, ele é consideravelmente maior do que aqueles de 240 mm, assim certifique-se sobre a compatibilidade do gabinete antes de comprar.

A base é unida ao processador por quatro parafusos que devem ser fixados às porcas mostradas anteriormente, através das “orelhas” previamente instaladas.

Este é o controlador de ventoinhas, com suporte a até quatro delas. Além das duas que acompanham o kit do Castle 280 RGB, instalei também no controlador a ventoinha traseira do gabinete.

As ventoinhas do kit e a base do processador também devem ser ligadas ao controlador RGB através de plugues específicos. Caso você não queira usufruir do aumento de performance que o RGB proporciona, pode pular esta parte. 😂

Kit positivo e operante! 😍

Os demais componentes do Black Power NG estão aqui.

O Castle 280 RGB é capaz de manter o Ryzen 9 3900X abaixo dos 60 graus Celsius com todos os núcleos em plena carga. Muito bom!

Bônus: o destino o Corsair H100i

Antes de fazer o upgrade para o Castle 280 RGB eu utilizava desde 2015 um Corsair H100i, e um dos motivos do upgrade foi a dependência que o H100i tem do software Corsair Link para ajustar os parâmetros de funcionamento.

Mas como em hardware tudo pode ser “reciclado”, o Corsair H100i agora faz parte do White Power PC que conta com um Ryzen 7 2700X, que assim como o 3900X é um chip com TDP de 105 W e também se beneficia bastante de uma refrigeração líquida.

Até a próxima!

Comentários