Unboxing e primeiras impressões: fonte de alimentação XFX XTR2 de 850 W

Com certificação 80 Plus Gold e sistema de cabeamento totalmente modular, a XTR2 é uma fonte de alimentação topo de linha. Veja todos os seus detalhes aqui, inclusive a instalação!


Os detalhes da embalagem:


Dentro desta embalagem menor estão todos os cabos e acessórios:



O acabamento da XTR2 é na cor preto fosco, bastante elegante:


O sistema de cabeamento é totalmente modular, que permite conectar apenas os cabos que serão utilizados. Isto ajuda bastante o gerenciamento de cabos no gabinete.

A eficiência típica desta fonte é de 90%, conforme prevê a certificação 80 Plus Gold - isto significa que 10% do que ela “puxa” da tomada é usado para a alimentação dos seus circuitos internos. Se esta fonte estiver consumindo 100 W da tomada em um determinado momento, fornecerá 90 W aos dispositivos por ela alimentados.


Vale lembrar que a XFX não projeta fontes, mas sim licencia projetos de outros fabricantes: a XTR2 de 850 W é idêntica à Seasonic Prime Gold SSR-850GD. Fica a dica! 😎


A ventoinha é de 120 mm com controle de rotação conforme a temperatura interna.


Com um circuito PFC ativo, não há uma chave seletora da tensão de entrada. O botão permite ativar ou desativar o Hybrid Mode, que é já citado controle de rotação da ventoinha conforme a temperatura.


Conferindo os acessórios:


O número de conectores é o seguinte:
  • ATX de 20/24 pinos;
  • 1x EPS de 8 pinos;
  • 1x EPS de 4/8 pinos;
  • 8x PCI Express de 6/8 pinos;
  • 12x SATA;
  • 5x conectores de alimentação de periféricos (Molex);
  • 1x conector para unidade de disquete.

Testes e montagem

O primeiro passo é conectar os cabos que serão efetivamente utilizados:


Sempre testo as fontes de alimentação antes do primeiro uso. Tudo certo com a XTR2.


A implementação do conector SATA é completa, inclusive com a linha de 3,3 V.


Aqui temos a XTR2 instalada no Black Power NG:


Nos detalhes, os conectores PCIE e EPS:



Por fim, a XTR2 de 850 W é uma fonte de altíssima qualidade, plenamente capaz de atender até mesmo aos PCs mais exigentes em termos de requerimentos elétricos. O cabeamento totalmente modular e a alta eficiência são os seus grandes destaques.

Com a terrível pandemia, não faço a menor ideia do custo e da disponibilidade atual desta fonte no mercado huehueBR. A comprei de outra pessoa física, cujo sonho de montar o tão desejado PC Gamer teve que ser adiado pela grave crise. Tempos difíceis.

Comentários