Pular para o conteúdo principal

Rebuild #2: o meu PC dos sonhos em 1998 (Parte 6 – Reboot)

Chegou a hora de atualizar a série Rebuild #2, que é o meu PC de 1998 com o clássico Pentium MMX! 😃


Vale lembrar que o PC Rebuild #2 é baseado no sistema operacional Windows 95 OSR 2.5, que foi a última versão do Windows 95 com diversas melhorias e aprimoramentos, como suporte ao sistema de arquivos FAT32 e até mesmo a dispositivos USB, além de várias correções de bugs.

O sistema vem com o Internet Explorer 4, que dá um visual que se aproxima bastante dos Windows atuais. Na imagem de abertura está o Active Desktop, que foi uma tentativa da Microsoft em transformar a área de trabalho em uma grande página Web, com informações atualizadas dinamicamente. A ideia era boa, mas na época das conexões discadas acabou não sendo lá muito útil e a maioria desativava o recurso.

Já na imagem abaixo vemos o Windows Explorer atualizado, com um visual que não fica muito distante do atual:


Um bom complemento para o Windows 95 é o Microsoft Plus!, que traz temas, ícones com alta resolução e o clássico jogo Pinball 3D, além de outros recursos. Vale lembrar que este pacote era pago – o tio Bill não fazia caridade.


Na época eu adorava ficar “brincando” com os temas do Plus!. Que nostalgia!



O Internet Explorer 4 até que aguenta abrir o Google, mas nada além disso.


Talvez o Office 97 seja o pacote de escritório que eu mais usei na vida.


O “pentelho” assistente em forma de clipe também marcou época! 😂


O gerenciador de e-mails Outlook Express vinha junto com o Internet Explorer 4:


O Outlook Express tem um lugar especial no meu coração, pois foi com ele que eu recebi o meu primeiro e-mail na minha também primeira conexão discada no final de 1997. O tempo voa!


Por fim, deixo as informações sobre o processador Pentium MMX:


Até o próximo projeto! 😎

Comentários

  1. Muito boa essa serie.
    Sugestão pro CPU-Z, baixe o CPU-Z Vintage Edition.
    https://www.cpuid.com/news/66-cpu-z-vintage-edition.html

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana!!!
    Já tinha esquecido do assistente clipe!!!
    Coitado, ele até era simpatico! Hahahá

    ResponderExcluir
  3. Tive meu primeiro computador em 1998, mas era um Celeron 333 MMX, com incríveis 32MB de memória que custou R$ 1.500,00! Tb queria um Pentium mas era muito caro na época hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao menos esse Celeron já tinha cache L2!

      Excluir
    2. O meu primeiro pc também tinha um Celeron 333 e 32Mb de RAM, em 1999, e meu primeiro SO foi o DOS 6, por alguns meses, e depois o Win 98.
      Era numa placa mãe Asus P2-99 que usei até meados de 2010 já com um P3 800Mhz, 512Mb de RAM e uma placa aceleradora de video NVidia se não me engano MX400 agp.
      Rodando o WinXP e o Biglinux, e olha que dava conta do recado! Minha esposa rodava um XP em maquina virtual, eu usava versão antiga do Photoshop e Corel Draw, e como não poderia deixar de ser, varios games.
      Realmente usei muuuuuito essa maquina!!!!!
      E também aprendi muito.
      Saudades.

      Excluir
  4. Esse post lembra muito meu PC com PCchips VX PRO (não tem DMA =/), K6-2 400 rodando a 263Mhz (75Mhz x 3,5) e com voltagem a mais (o processador opera a 2,2v, mas a tensão mínima suportada pela placa é 2,5v), HD de 4GB, Placa de vídeo Rendition V2200, 64MB de memória EDO, placa de som Crystal ISA.

    Esse PC está com Windows 98SE, com active desktop desativado e sem qualquer papel de parede (qualquer desempenho a mais é lucro kk). Roda bem Age of Empires I e II, Sim City 3000 e roda Harry Potter e a Pedra filosofal no mínimo kkk Roda MP3 tanto no Windows Media Player 9 quanto no WinPlay3 (este último bem mais leve :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei o CPU-Z vintage edition nesse K6-2 na VX-PRO (lembrando que essa placa mãe sequer tem suporte oficial a esse processador, mas consegui fazê-lo rodar estavelmente).

      Aqui está o link de validação https: //valid . x86 . fr / unri3h
      (basta remover os espaços para acessar)

      Excluir

Postar um comentário