Pular para o conteúdo principal

Dicas Linux #8: Atualizando o Ubuntu 19.10 para o 20.04 LTS

Está executando o Ubuntu 19.10 no seu PC? Veja aqui como atualizar para a última versão da mais popular distribuição Linux de forma fácil e rápida!


Primeiramente, certifique-se de que a sua instalação do Ubuntu 19.10 esteja atualizada. Isto pode ser feito pelo Atualizador de programas ou rodando os seguintes comandos:

$ sudo apt update
$ sudo apt upgrade

Após a instalação das atualizações (e de reiniciar o PC caso seja necessário), podemos começar o processo de atualização do sistema operacional. Para tanto, rode o seguinte comando:

$ update-manager -d

O parâmetro -d indica a busca por uma versão de desenvolvimento, uma vez que até a data de publicação desta postagem a Canonical ainda não liberou a atualização oficialmente. Mas não se preocupe, será instalado o Ubuntu LTS “normal”.


Forneça a senha do usuário:


Clique em atualizar:



Agora clique em Iniciar atualização:


Aguarde o download e instalação dos novos pacotes:



Para liberar algum espaço em disco, os pacotes antigos podem ser removidos pois não serão mais necessários.


Tudo pronto, agora é só reiniciar o PC para curtir o Ubuntu 20.04 LTS! 😃



Para confirmar que o Ubuntu 20.04 LTS está instalado, basta rodar o seguinte comando:

$ lsb_release -a


Por fim, cabe o clássico aviso: apesar de eu não ter encontrado qualquer problema nos meus testes, não posso garantir que tudo funcionará no seu PC, portanto faça sempre um backup de todos os dados importantes. Principalmente se a pasta /home não estiver em uma partição ou unidade separada.

Comentários