Pular para o conteúdo principal

O Windows 10 May 2020 Update está próximo

Nova grande atualização do sistema operacional das janelinhas está em fase final de testes. Dentre as novidades, uma delas particularmente chama muito a atenção e mostra que, de fato, o mundo mudou.


As principais novidades do May 2020 Update são melhoramentos no mecanismo de busca, na assistente Cortana, nas áreas de trabalho virtuais e no pareamento com dispositivos Bluetooth. De fato, a Microsoft deixou de acrescentar novos recursos em novembro do ano passado e desde então apenas a testa e depura o sistema, com a ajuda dos participantes do Windows Insider. A compilação oficial do May 2020 é a 19041.207 e a versão é a 2004.

Porém uma das atualizações mais comentadas do novo Windows é a versão 2.0 do WSL, que é o subsistema Linux do Windows. A primeira versão do WSL provia uma camada que convertia as chamadas do kernel Linux para equivalentes do kernel Windows, enquanto a 2.0 traz um kernel Linux isolado rodando sob o sistema de virtualização Hyper-V, o qual foi modificado pela Microsoft especialmente para tal tarefa. Sim, é um kernel Linux by Microsoft! 😮

Linux e Windows lado a lado. Há poucos anos atrás era algo impensável

Rodar uma distribuição Linux no WSL 2.0 traz algumas vantagens em relação a outras plataformas de virtualização: a solução da Microsoft pré-carrega na memória muito do sistema Linux, o que se traduz em um tempo de boot bastante reduzido. Outra vantagem é a possibilidade de acessar os arquivos da imagem do Linux nativamente pelo Windows Explorer.

Ubuntu 18.04 LTS rodando no WSL 2.0. Imagem: TechRepublic

E eu que pensava que não estaria vivo para testemunhar algo assim: que um dos recursos mais aguardados de uma nova versão do Windows seria uma forma de rodar o Linux. Wow! 

Pois é tio Ballmer... o mundo dá voltas

Como o próprio nome diz, em algum dia de maio o May 2020 Update será liberado às massas. No momento ele está no canal Release Preview do Windows Insider, o mais conservador do programa.

Agora só falta mesmo a Microsoft melhorar a qualidade das atualizações do sistema.

Comentários

  1. Será que chegará o dia em que a Micro$oft substituirá o kernel NT pelo kernel do Linux?

    ResponderExcluir
  2. O tio Ballmer falava o que os acionistas e investidores da Microsoft gostariam de escutar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário