Pular para o conteúdo principal

Dell foi para o espaço

Não, o Michael Dell não se juntou com o Elon Musk para ir para o espaço. Na verdade, foi o meu monitor Dell que foi pelos ares. Ou quase.


O meu monitor principal é um Dell S2716DG e até então eu o tinha em alta conta. Porém de uma hora para outra ele passou a apresentar uma cintilação absurda, parecendo os antigos monitores CRT, além das fontes do sistema operacional ficarem todas borradas.

O que tentei fazer, sem sucesso:

  • Trocar o cabo DisplayPort;
  • Trocar o cabo de alimentação;
  • Usar um cabo HDMI;
  • Reinstalar os drivers da Nvidia;
  • Instalar uma versão anterior dos drivers;
  • Testar tanto no Windows quanto no Ubuntu;
  • Testar em outro PC.

Curiosamente, em 60 Hz o problema reduz bastante e as fontes voltam ao normal, porém com um olhar mais atento ainda é possível observar alguma cintilação. Já em 144 Hz fica impossível usar o monitor, pelo grande desconforto visual. Não consegui captar a cintilação com a câmera, porém as fontes borradas são bem perceptíveis:


E o pior é que conforme a nota fiscal eu o comprei em maio de 2016, assim ele já está fora da garantia de três anos da Dell. Shit! 💩

Enquanto eu analiso as possibilidades, voltei a usar o antigo LG 29MA73D que é um monitor fantástico, porém depois que você se acostuma com os 144 Hz e ao G-Sync fica difícil viver sem, sem falar que deixar a RTX 2080 Ti estrangulada em 75 Hz (o máximo que esse LG chega) é um pecado. Como o Dell ainda funciona razoavelmente em 60 Hz, o coloquei na minha bancada secundária.

Vamos ver o que rola.

Comentários

  1. Se tivesse dado problema dentro dos 3 anos, a Dell teria trocado o monitor por um novo sem complicações. É o que comentam fóruns afora como sendo um grande diferencial da marca no mercado de monitores. Pena que foi depois da garantia. 😥

    ResponderExcluir
  2. Que azar!
    Eu lembrei de um curso de conserto e manutenção de tablets (fiz por hobby, pois não trabalho com isso), o instrutor disse que os aparelhos mais difíceis de trocar componentes são os da Dell, pois a solda tem um ponto de fusão mais alto, e raramente há alguma solda fria. Componentes de excelente qualidade. Tenho um note Dell bem antigo, e sem problemas.
    Tomara que o seu possa ser consertado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não sou um grande especialista em reparar monitores. Nesse caso vou pedir ajuda aos universitários! kkkkkk

      Excluir

Postar um comentário