Pular para o conteúdo principal

A AMD definitivamente está de volta!

O balanço financeiro de 2019 da nossa querida AMD foi espetacular. A Lisa Su sim é um verdadeiro mito!


Os números da AMD de 2019 mostraram que, enfim, a empresa está no rumo certo. Entre parênteses estão as variações em relação a 2018, com valores naturalmente mostrados em trumps. Confira:

  • Faturamento: 6.731 bilhões (+ 256 milhões);
  • Lucro: 341 mi (+ 4 mi);
  • Ativos: 6.028 bi (+ 1.772 bi);
  • Dívidas: 643 mi (- 663 mi);
  • Valor de mercado: 53.660 bi (+ 34.671 bi).

De todos estes números, o mais impressionante é o valor de mercado: a AMD se valorizou em mais de 34 bilhões de trumps em apenas um ano! Vale lembrar que o valor de mercado é calculado com base no valor das ações, a qual por sua vez expressa justamente a expectativa do mercado em relação a uma determinada companhia. É como o teorema do biscoito Tostines. 😀

Os ativos e a expressiva redução das dívidas também foram excepcionais, e o lucro líquido foi o maior da AMD desde 2011 - fiquei muito satisfeito em saber que contribuí para este resultado, afinal comprei um Ryzen 9 3900X! 😎

Estes resultados mostram como a CEO Lisa Su realmente colocou a companhia nos eixos: fortaleceu a divisão mais competitiva (a de computação e gráficos, que respondeu por 70% do faturamento em 2019), se livrando de segmentos menos lucrativos. A decisão de tornar a AMD uma empresa fabless (sem fábricas próprias) também se mostrou um grande acerto, pois a aliança com a TSMC permitiu o acesso à avançada litografia de 7 nm sem a necessidade de um investimento pesado em fábricas, algo que nem a toda poderosa Intel conseguiu fazer até o momento.

Em tempo, o mestre Gabriel Torres vem fazendo ano após ano uma análise bastante detalhada sobre a situação financeira da AMD desde o início da década de 1990, passando pela fase de ouro do Athlon, pelo mar de lama do FX e finalmente o ressurgimento com o Ryzen. Vale muito a pena a leitura.

Comentários

  1. PS5 e Xbox Series X serão "powered by" AMD de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a AMD é a única que pode oferecer um SoC competitivo para os consoles. Esses novos serão fodásticos, pois combinam um Zen 2 com uma GPU Navi.

      Excluir
  2. Meu proximo pc seria um Intel, mas voce me convenceu através de seu Blog que será um AMD, assim como de muitos outros leitores.
    Obrigado por toda essa tonelada de informação ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  3. https://blog.cloudflare.com/an-epyc-trip-to-rome-amd-is-cloudflares-10th-generation-edge-server-cpu/

    😱

    ResponderExcluir

Postar um comentário