Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: joystick Redragon Saturn G807

O Saturn é um dos mais baratos joysticks disponíveis no mercado brasileiro. Será que ele é uma boa opção de compra? Confira aqui!


Recentemente o joystick do Xbox 360 que eu utilizava há uns 7 ou 8 anos abriu o bico e precisei ir atrás de um substituto. Inicialmente eu tinha a ideia de comprar um do Xbox One, porém o alto custo do mesmo no mercado HuehueBr logo me fez desistir da ideia, até que casualmente encontrei o Saturn por menos de 80 bolsonaros.

Como as opiniões sobre ele na net em geral são bem positivas, sem falar que eu já tenho um teclado e um mouse da Redragon que eu acho muito bons, decidi experimentar o joystick. Eis a sua embalagem:


O Saturn segue o mesmo layout dos joysticks da Sony, com os analógicos na parte de baixo e o digital no lado superior esquerdo. Como eu estava acostumado com o controle Microsoft, no começo eu acidentalmente acionava o digital quando procurava o analógico esquerdo, mas logo peguei o jeito. A precisão dos analógicos é boa, não ficando nada a dever em relação ao controle do Xbox 360.

Além dos botões normalmente encontrados nos controles, um merece destaque: é o botão turbo, que permite acelerar o acionamento de repetição dos botões de comando. Ele me lembra dos joysticks alternativos que eu tinha para o meu antigo Mega Drive, a função turbo dava uma boa diferença nos jogos de luta. 👊


O acabamento do Saturn é em um plástico preto fosco de qualidade bastante aceitável pelo seu preço, e o cabo USB tem 1,5 metro. Há suporte a recursos de vibração nos jogos compatíveis.


Os formatos dos gatilhos do Saturn são muito bons. Na minha opinião o seu acionamento é melhor do que os do joystick do Xbox 360.


Este é o grande diferencial do Saturn: uma chave seletora entre as APIs DInput e XInput, o que o torna compatível com praticamente qualquer jogo já lançado para PC e com o Playstation 3. Excelente!


No modo XInput o Saturn é detectado pelo Windows 10 como um joystick do Xbox 360. Já no modo DInput ele é detectado como um “Controlador PS3/USB”.


Estes são os itens que acompanham a embalagem: um folheto com instruções rápidas e um mini CD com drivers. Como certamente vou usar o Saturn no modo XInput em 99,9999% do tempo, não é necessário instalar nenhum driver como visto acima.


Concluindo, confesso que devido ao preço baixo eu não esperava muito do Saturn. Porém ele mostrou ser um produto BB: bom e barato. Se você procura um joystick para jogar confortavelmente no PC, cujo preço não dê um game over na sua conta bancária, o Saturn é uma ótima opção.

Comentários

  1. Este artigo caiu como uma luva para mim. Meu antigo Twin Shok está pedindo aposento. Arrisco umas "avoadas" no Microsoft Flight Simulator, e desta forma acabo utilizando muito os controles analógicos para controlar as superfícies aerodinâmicas da aeronave, e no meu velho Joystick os mesmos começaram a travar, dificultando muito a pilotagem. Os controles analógicos deste Joystick são bons?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Sabe informar se funciona no xbox one?

    ResponderExcluir

Postar um comentário