Unboxing e primeiras impressões: joystick Redragon Saturn G807

O Saturn é um dos mais baratos joysticks disponíveis no mercado brasileiro. Será que ele é uma boa opção de compra? Confira aqui!


Recentemente o joystick do Xbox 360 que eu utilizava há uns 7 ou 8 anos abriu o bico e precisei ir atrás de um substituto. Inicialmente eu tinha a ideia de comprar um do Xbox One, porém o alto custo do mesmo no mercado HuehueBr logo me fez desistir da ideia, até que casualmente encontrei o Saturn por menos de 80 bolsonaros.

Como as opiniões sobre ele na net em geral são bem positivas, sem falar que eu já tenho um teclado e um mouse da Redragon que eu acho muito bons, decidi experimentar o joystick. Eis a sua embalagem:


O Saturn segue o mesmo layout dos joysticks da Sony, com os analógicos na parte de baixo e o digital no lado superior esquerdo. Como eu estava acostumado com o controle Microsoft, no começo eu acidentalmente acionava o digital quando procurava o analógico esquerdo, mas logo peguei o jeito. A precisão dos analógicos é boa, não ficando nada a dever em relação ao controle do Xbox 360.

Além dos botões normalmente encontrados nos controles, um merece destaque: é o botão turbo, que permite acelerar o acionamento de repetição dos botões de comando. Ele me lembra dos joysticks alternativos que eu tinha para o meu antigo Mega Drive, a função turbo dava uma boa diferença nos jogos de luta. 👊


O acabamento do Saturn é em um plástico preto fosco de qualidade bastante aceitável pelo seu preço, e o cabo USB tem 1,5 metro. Há suporte a recursos de vibração nos jogos compatíveis.


Os formatos dos gatilhos do Saturn são muito bons. Na minha opinião o seu acionamento é melhor do que os do joystick do Xbox 360.


Este é o grande diferencial do Saturn: uma chave seletora entre as APIs DInput e XInput, o que o torna compatível com praticamente qualquer jogo já lançado para PC e com o Playstation 3. Excelente!


No modo XInput o Saturn é detectado pelo Windows 10 como um joystick do Xbox 360. Já no modo DInput ele é detectado como um “Controlador PS3/USB”.


Estes são os itens que acompanham a embalagem: um folheto com instruções rápidas e um mini CD com drivers. Como certamente vou usar o Saturn no modo XInput em 99,9999% do tempo, não é necessário instalar nenhum driver como visto acima.


Concluindo, confesso que devido ao preço baixo eu não esperava muito do Saturn. Porém ele mostrou ser um produto BB: bom e barato. Se você procura um joystick para jogar confortavelmente no PC, cujo preço não dê um game over na sua conta bancária, o Saturn é uma ótima opção.

Comentários

  1. Este artigo caiu como uma luva para mim. Meu antigo Twin Shok está pedindo aposento. Arrisco umas "avoadas" no Microsoft Flight Simulator, e desta forma acabo utilizando muito os controles analógicos para controlar as superfícies aerodinâmicas da aeronave, e no meu velho Joystick os mesmos começaram a travar, dificultando muito a pilotagem. Os controles analógicos deste Joystick são bons?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Sabe informar se funciona no xbox one?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas da semana

Salvando uma placa 286

Ficou feio

Avaliando o ReFS