Assustador! #2

Os preços de hardware usado no Huezil continuam assustando cada vez mais! Veja aqui novos integrantes do hall dos valores horripilantes.


Prospectar hardware clássico sempre foi um grande prazer para mim, mas ultimamente está cada vez mais difícil. Tomo como exemplo este kit abaixo: a plataforma Intel X79 (soquete LGA 2011) marcou época no segmento de alto desempenho e eu adoraria ter um exemplar na minha coleção, mas por esse preço jamais. Comprar separado não faz nenhuma diferença em termos de valores.

Sem falar da reputação ruim do vendedor...

Com esse montante dá para comprar um Ryzen 7 2700 e uma placa-mãe X470 novos em folha com garantia do fabricante, e ainda sobra dinheiro. É mole? 

Mas pior ainda é essa placa com um processador Harris 286, muito similar a uma que eu tenho, por nada menos do que 2200 mitos! 😱

Ao menos o vendedor é bem qualificado

Está certo que vivemos (ainda) em um livre mercado e cada um pode colocar o preço que quiser, por mais fora da realidade que seja, mas tem que ser muito trouxa louco sem noção ingênuo para pagar valores como esses. 

Definitivamente foi-se o tempo em que dava para fazer uma coleção de hardware antigo "de responsa" gastando pouco. Até mesmo no Ebay os preços estão insanos, para a nossa tristeza. 😧

Bônus: aproveito para atualizar a postagem com o curioso caso da Voodoo3 2000 com preço de GeForce RTX. Esse povo realmente é sem noção.


Comentários

  1. Os valores são de chorar! Meu sonho era ter um 286 Harris de 25MHz com 16MB de memória. 😭

    ResponderExcluir
  2. Esse é um problema que ocorre há muito tempo. Cobram um fígado, dois rins e duas córneas por um item de hardware antigo. Em meados de 1999, por exemplo, eu ainda possuía um XT em casa. Ao circular pela Santa Efigênia, encontrei exposto em uma vitrine um coprocessador 8087. Perguntei o preço e quase caí de costas: R$ 150,00 na época. Em maio de 1999, o salário mínimo foi para R$ 136,00. É claro, não paguei o preço, fiquei com o dinheiro no bolso e o comerciante com o componente encalhado na vitrine.
    .
    A coisa continuou assim nos anos seguintes, com velhos módulos de memória SIMM 72 pinos custando mais do que módulos PC100 ou PC133.
    .
    Uma lição que aprendi: Perguntar o preço apenas uma vez, como quem só está curioso. Se está razoável, levo na hora, se não, não piso na loja nunca mais. Porque se demonstrar interesse e não levar logo, quando voltar o vendedor aumenta ainda mais o preço.
    .
    Outra lição que aprendi: Jamais vender para esses comerciantes um PC antigo, mas sim doá-lo a quem precisa. Pagam uma merreca por uma máquina antiga, mas ainda usável. E a revendem muito mais caro, às vezes sem nem fazer uma limpeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo.

      A maior escalada nos preços de hardware antigo começou há uns 2 ou 3 anos. Quando eu comecei a fomentar ideias para fazer o blog lá em 2013 ainda dava para comprar muita coisa pagando valores simbólicos. Hoje está simplesmente impossível.

      Excluir
  3. Também vi o anúncio da Voodoo no ML e volto nele de tempos em tempos apenas para rir um pouco dos comentários (maldosos até, mas ainda sim uma forma de expressarem o que pensam da "oferta"). Eu particularmente adoro hardware antigo, mas sou adepto dos achados, procuro por anúncios aleatórios que possam conter itens raros (exemplo recente foi a Voodoo 4 4500 que comprei na semana passada por 10 reais num lote de peças velhas, imaginem a surpresa quando testei e ela ligou! Ganhei o dia, ou talvez o ano ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, vira e mexe eu abro esse anúncio só para rir dos comentários.

      Com sorte às vezes damos de cara com alguns achados, como essa Voodoo5 que peguei e logo estará em um projeto:

      https://www.michaelrigo.com/2017/09/mosca-albina-de-olhos-azuis.html

      Uma Voodoo5 sempre foi extremamente cara, mesmo no Ebay.

      Excluir
    2. E também essa placa soquete 8, que juntamente com um processador Pentium Pro estava indo para o lixo eletrônico:

      https://www.michaelrigo.com/2018/05/restaurando-placa-mae-soquete8.html

      Um Pentium Pro com placa-mãe custa uma pequena fortuna!

      Excluir
    3. Lembro desses seus posts, gostei bastante de achar mais pessoas com o mesmo hobby que o meu! Ainda hoje procuro alguma comunidade nacional para trocar figurinhas sobre retro-coleções, talvez até algumas trocas ou outras negociações, isso seria legal! (sem desmerecer teu trabalho aqui, muito bom e dedicado além de raro no gênero).

      Excluir

Postar um comentário